Ciencias sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (765 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CIENCIAS SOCIAIS

Ciências sociais é um ramo da ciência que estuda os aspectos sociais do mundo humano, ou seja, a vida social de indivíduos e grupos humanos. Isso inclui Antropologia, estudos dacomunicação,  economia, administração, arqueologia, contabilidade,  geografia humana,  história,  linguística,  ciência política,  estatística, psicologia social,  direito e sociologia.CLASSIFICAÇÃO DAS CIENCIAS

Diferenciam-se das artes e das humanidades pela preocupação metodológica. Os métodos das ciências sociais, como a observação participante e o survey, podem ser utilizados nas maisdiversas áreas do conhecimento, não apenas na grande área das humanidades e artes, mas também nas ciências sociais aplicadas, nas ciências da terra, nas ciências agrárias, nas ciências biomédicas, etc.Embora polémica, é comum a distinção entre ciências exactas e ciências humanas.

HISTORIA

As ciências sociais germinaram na Europa do século XIX, mas foi no século XX, em decorrência das obrasde Karl Marx,  Emile Durkheim e Max Weber que as ciências sociais se desenvolveram. O carro-chefe foi a sociologia: neologismo criado pelo francês Augusto Comte, seu primeiro professor.

Durkheim e seuspares se esmeraram na busca de regras de método que elevassem ao status científico o conhecimento sobre a sociedade. Marx, ao contrário, mal visto pelos seus pares, foi encontrar na classetrabalhadora sua identidade. As atrocidades das relações de trabalho da época fizeram com que ele atribuísse a esse grupo social, assim definido em relação ao sistema económico capitalista, ora a força datransformação da sociedade, ora apenas uma peça do complexo quebra-cabeças da história.

No meio-termo entre o academicismo e o militantismo, está a participação de Weber, para quem a ciência e a políticasão duas vocações distintas. Distintas, mas comensuráveis: ele próprio teórico da burocracia e do processo de modernização, contribuiu para a burocratização e modernização da Alemanha, ocupando...
tracking img