Abelhas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1338 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
- Anatomia -
- Morfologia externa -
O corpo da abelha divide-se em cabeça, tórax e abdómen.

Na cabeça encontram-se os órgãos sensoriais: um par de olhos compostos, três pequenos ocelos (olhos simples), um par de antenas e apêndices bucais (um par de mandíbulas, um par de maxilas, lábio e labro). Existem também algumas glândulas.

O tórax é a região do meio do corpo e é composto por trêssegmentos. Em cada segmento existe um par de patas. Também as asas se encontram ligadas ao tórax.

O abdómen é composto por nove segmentos e é aqui que se encontram os sistemas digestivo e reprodutor. Nesta região existem as glândulas produtoras de cera, cheiro (feromonas) e veneno (injectado pelo ferrão).

- Cabeça -


1- olho composto
2 e 4- artículos basais das maxilas
3 e 5-artículos basais do lábio
6- galea
7- palpo maxilaris
10- língua
11- paraglossa
12- palpi labeales
13- maxilas
15- labrum
16- mandíbulas
17- antena
18- ocelos
Olhos compostos
São constituídos por milhares de pequenas unidades ou lentes chamadas omatídeos, cada uma das quais orientada numa posição ligeiramente diferente da outra dando ao olho a sua forma convexa. Cada unidade capta umapequena parte da visão do insecto, que o cérebro retém e converte numa imagem tipo mosaico.

Este tipo de olho tem a vantagem de detectar movimento e só existe nos animais que possuem um sistema nervoso suficientemente sofisticado, capaz de reconstruir a imagem detectada pelo sistema sensorial.

A abelha consegue distinguir cores que vão do ultravioleta ao laranja, mas não consegue distinguiro vermelho dos tons de cinzento.

Ocelos

São olhos simples, localizados entre os dois olhos compostos, que apenas detectam a luz sendo incapazes de formar imagem.

Antenas

São importantes órgãos sensoriais localizados na região frontal, ao centro, da cabeça. Nelas existem pequenos pêlos (órgãos sensitivos) que respondem a estímulos de tacto e olfacto.

Cada antena é composta por umpedúnculo e um flagelo mais comprido. Nos zangãos o pedúnculo é mais curto e o flagelo tem doze segmentos enquanto nas fêmeas é mais comprido mas tem apenas onze segmentos.

As antenas estão ligadas ao cérebro por um nervo duplo e são controladas por quatro músculos.

Servem também para a comunicação entre indivíduos.

Mandíbulas

As abelhas possuem um par, localizadas uma de cada lado dacabeça. São utilizadas para segurar e cortar, como no caso da cera, e para transportar pólen para dentro da colmeia ou detritos para fora dela.

Maxilas e lábio

São alongadas e juntamente com o lábio ( um par de maxilas fundidas) formam o probóscide. Este é uma língua peluda e comprida, em forma de tubo, que serve para sugar o néctar. Quando o insecto não está a utilizar o tubo este mantém-seenrolado.

Na base do lábio encontra-se a hipofarínge.

Glândulas

Encontram-se glândulas salivares, mandibulares (mais desenvolvidas nas rainhas e onde há segregação da feromona responsável pela organização social da colónia) e produtoras de geleia real.
- Tórax -
Patas
As patas dividem-se em coxa, trocânter, fémur, tíbia e tarso. Cada par apresenta características diferentes porque temfunções diferentes.
As patas da frente são utilizadas para limpar a cabeça, olhos e boca dos restos de pólen que aí se depositam. O segundo par remove o pólen do primeiro par, do tórax e das asas. As patas de trás são as mais especializadas, são elas que transportam o pólen. Estas patas são achatadas e nas obreiras estão cobertas de pêlos compridos que formam o reservatório ou cesto de pólen, o qualse localiza na tíbia. O pólen recolhido dos pêlos do corpo pelas patas da frente e do meio é depositado na "escova" de pêlos das patas posteriores, em seguida o pólen na "escova" de uma das patas é retirado pelo "pente" da outra pata e amassado e empurrado contra o cesto de pólen. Este processo repete-se até os cestos de pólen de ambas as patas estarem cheios.
Asas
Os dois pares de asas são...
tracking img