Resenha desporto para criancas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4729 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 Desporto para criancas e jovens: das causas e dos fins
Jorge Olímpio Bento

Posicionamento

Bento inicia o artigo exemplificando duas formas bem distintas de enchergar a atividade esportiva: a dos gregos e dos romanos. O esporte para os gregos possuíam valores e finalidades de divinização do homem e de humanização da vida. E com uma ideologia da harmonia entre corpo e a alma. O esportetrazia paz e andava de maos dadas com outras formas de arte.
Os romanos destruíram essa filosofia do esporte e transformou este em um cenário de brutalidade e valores bem diferente dos gregos.

O primeiro posicionamento do autor ‘e sobre o conceito de educador. O educador é ser otimista, é apostar nos “bens difíceis” e não apontar problemas e criar argumentos para dizer quão longe do idealestamos.
“Educar é acreditar na perfectibilidade humana, na capacidade inata de aprender no desejo de saber que a anima, acreditar que existem coisas (símbolos, técnicas, valores, memórias, factos...) que podem ser sabidas e que merecem sê-lo, que nós, homens, podemos melhorar-nos uns aos outros através do conhecimento.”

O segundo conceito que ele expõem ‘e o de homem. Homem é um ser inacabado que sefaz através do outro homem, do conhecimento. Por isso é importante nos confrontarmos com “aquilo que estamos a ser e as possibilidades infinitas que a consciência nos abre e sussurra.”

Do problema

A prática esportiva cresce em quantidade, mas apenas para quem pode consumi-lo. “... assiste-se em muitos países do mundo a desinvestimentos nas ofertas estatais de actividade física e desportiva,numa total desconsideração das conseqüências nefastas para os atingidos.”
Existem estudos que apontam um estilo de vida de pouca atividade física ao aumento da obesidade. A obesidade afeta não somente questões físicas mas também psicológicas e de personalidade. Como vivemos numa sociedade marcada pela estética e pelo culto da imagem, regisa-se neles uma progressiva perda de humor e de autoestima, um profundo descontentamento e um sentimento de inferioridade e de falta de confiança em si e nos outros.
Muitas questões estão em torno da obesidade, mas não se pode negar a negligencia que a atividade física e o esporte é tratado pelo Estado, que “é movido por motivos liberais e alija as suas responsabilidades sociais.”


Das Equações

Bento utiliza o primeiro argumento a favor dapratica esportiva nos espaços da escola e principalmente da Educação Física Escolar é o fato de ser a única disciplina que visa preferencialmente a corporalidade. E o facto de ela constituir uma forma específica da relação do sistema educativo como corpo”. Savater situa “na escola “o campo de batalha oportuno para prevenir males que mais tarde serão muito difíceis de erradicar”.”
O segundo argumento‘e que a pratica do esporte na escola, ajudaria a reverter um quadro preocupante nos dias atuais. Eis alguns indicadores de uma transformação preocupante:
Redução de oportunidades de exercitação corporal
Redução dos espaços das brincadeiras e das praticas desporrtivas espontâneas( na rua)
Aumento crescente do consumo de meios audiovisuais
Acr~escimo de deficiências da postura e de riscoscoronários precoces
Decrescimo alarmante da capacidade de rendimento escolar e de reconhecimento das funções de compensação que a actividade desportiva pode assumir nete quadro

Continua sua argumentação enumerando vantagens de se praticar o esporte:
Desenvolvimento da personalidade e da capacidade de rendimento geral, da saúde e do bem-estar
Aquisição de valores de “Fair Play”, do respeito, daconsideração e tolerância, assim como de atitudes de integração e convivialidade.
Formação de um etilo de vida que desempenhe uma função relevante no ambto de uma estratégia de prevenção de comportamentos desviantes, ligados ao consumo de drogas e das diversas formas de violência.

Das finalidades
Para o autor, a educação j’a não sabe mais quais são suas finalidades. Recorre a alguns...
tracking img