Resenha de brainstorms

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (590 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
No texto “Os sonhos são experiências?” do autor Daniel Denett ocorre uma discussão sobre os sonhos, se eles são ou não considerados experiências. Por um lado a “concepção aceita” defende que ossonhos são experiências que ocorrem durante o sono e que, podemos nos lembrar ou não ao acordar; sendo esses sonhos sensações, sentimentos ou impressões que ocorrem na consciência, por mais que aquele quesonhe esteja inconsciente. Por outro lado, Denett, colocando seu ponto de vista a respeito dos sonhos faz referencia a Norman Malcolm, que é contrário a essa concepção, afirmando que os sonhos não sãoexperiências.
No decorrer do texto Denett parece concordar com Malcolm quando ele afirma que os sonhos não são experiências e que as investigações empíricas do sono REM (períodos de movimentosoculares rápidos) não dizem respeito aos sonhos, preservando o que ele considera correto no verificacionismo de Malcolm e discordando dele em outros pontos. Isso deixa o texto um pouco confuso, todavia,entende-se que Denett não concorda com a “concepção aceita”, pois tem um propósito imediato, que é o de revolucionar a concepção aceita dos sonhos e introduzir uma nova concepção sobre a relação entreexperiência e memória, incorporando uma teoria fisicalista da consciência.
O autor relata uma teoria imaginária no texto a respeito do assunto, imaginando que os cientistas futuramente, guiados pelaconcepção aceita, pudessem isolar os mecanismos da memória responsáveis pela recordação dos sonhos e encontrar alguma forma de facilitá-los quimicamente ou inibi-los, Denett considera nos sonhos trêsprocessos, sendo eles o de apresentação do sonho, carregamento da memória e composição. O autor acredita que é a memória, no sentido de inscrição, armazenamento e recuperação de informações quepossibilita o relato dos sonhos, então por mais que se admita que aconteça uma representação das imagens ou narrativas do sonho e que isso corresponda aos eventos neuronais durante o sono REM, é através...
tracking img