Capoeira de esporte branco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2782 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Capoeira: de arte negra a esporte branco.   Alejandro Frigerio
                      Por Aitor Cotelo Fernández
 
Introdução.
Capoeira como expressão artística, mistura de luta e dança; que faz parte do patrimônio cultural afro-brasileiro. Chega na forma de Capoeira Angola e surge uma variante, a Capoeira Regional.
O trabalho, baseado em observações feitas desde 1983 até 1987, nasacademias mais importantes propõe oito características que definem a Capoeira Angola como uma forma artística única, criação afro-brasileira que chega até nós com dança, luta, jogo, música, ritual e mímica.

Capoeira como arte.

1.                  Malícia: Referido a “habilidade de surpreender ao adversário, de fechar-se e evitar ser apanhado de surpresa pelo outro”. A picardia no jogo é admirada. O“angoleiro” distrai seu rival, brinca com ele mostrando-se desprotegido para ser atacado e lançar um melhor contra-ataque.

2.                  Complementação: Joga-se sempre perto do rival e respondendo a seus movimentos através de ataques, defesas e contra-ataques. Jogando e deixando jogar.

3.                  Jogo baixo: O jogo de Angola tem muito movimento com ambas as mãos no chão epernadas baixas que possibilita maior quantidade de movimentos e dá uma dinâmica especial ao jogo.

4.                  Ausência de violência: Os jogos na Capoeira Angola são, polo geral, jogos onde se busca atingir ao adversário e evitar que nos alcance mais sem agressividade e quase sem contato. Isto é um acordo entre os adversários mais em qualquer momento pode-se romper e transformar o jogo emluta.

5.                  Movimentos bonitos: Grande importância do elemento estético, uma estética prôpia que surge do afro-brasileiro. Mais o angoleiro nunca fará um movimento só por ser bonito no canto que sempre servem como defensa, para o deslocamento ou para o ataque; mais como respostas aos movimentos dos adversários. A beleza da Capoeira Angola reside em movimentos encolhidos, fechados,para dar pouco espaço ao adversário. A expressão do rosto, mãos e braços, a ginga mais dançada e, frequentemente, quase substituída por passos do bailado de outras manifestações negras som parte desta estética.

6.                  Música lenta: A Capoeira Angola realizasse com ritmo lento, que favorece ao domínio do corpo e a mente.

7.                  Importância do ritual: A Capoeira é umjogo com regras, não escritas, muito importantes para ser angoleiro. Se não se conhece quando sair do pé do berimbau ou uma chamada terá a desaprovação entre os assistentes.

8.                  Teatralidade: As expressões do rosto e corpo fam parte do jogo e, prévio ao inicio deste, o capoeirista, ao pé do berimbau, pode cantar uma ladainha em referencia ao mundo, a roda ou ao seu adversário; oqual pode responder a sua mensagem. Se não responde dá-se passo ao canto de entrada, durante o qual se fará sinais com gestos em direção ao alto (“Viva meu Deus”), ao Mestre (“Viva meu mestre”), ao adversário (“é mandingueiro” ou “sabe jogar”), para os lados (“joga aqui para cá”) ou em torno (“pelo mundo fora”). Durante o canto de entrada também podem ser feitos gestos que invocam a proteção divinapara o jogo. Dá-se a mão ao adversário e este é convidado, ao acabar o canto de entrada e começarem as cantigas, a jogar. Todos os assistentes podem participar desta teatralização posto que qualquer possa iniciar um canto e, a través destes, pode fazer-se referência ao que está acontecendo dentro da roda. A Capoeira é, insistimos, uma forma artística complexa, um jogo-luta, umadança–ritual-teatro, fruto da criação coletiva de um grupo social determinado – no caso, as camadas populares negras do Brasil. Como tal, deve ser refletir as características mais gerais do grupo do qual surge. Isto se vê claramente na ênfase que se dá, na Capoeira, à malícia e à picardia.

Capoeira como luta.

            Todos os autores que já escreveram sobre Capoeira concordam em que o Mestre Bimba...
tracking img