Barulho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1170 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
BARULHO
Barulho é, por definição, um som indesejável. Ele varia em sua composição em termos de freqüência, intensidade e duração. Sons que são agradáveis para algumas pessoas podem ser desagradáveis para outras. Por exemplo, os sons de música poder ser divertidos para alguns, mas outros já os consideram lesivos. Então, para um som ser classificado como "barulho", este deve ser julgado peloouvinte.
No senso comum, a palavra barulho significa ruído, som ou poluição sonora não desejada. Na eletrônica o ruído pode ser associado à percepção acústica, por exemplo de um "chiado" característico (ruído branco) ou aos "chuviscos" na recepção fraca de um sinal de televisão. De forma parecida a granulação de uma foto, quando evidente, também tem o sentido de ruído. No processamento de sinais oruído pode ser entendido como um sinal sem sentido (aleatório), sendo importante a relação Sinal/Ruído na comunicação. Na Teoria da informação o ruído é considerado como portador de informação. O ruído faz-se presente nos estudos de Acústica, Cibernética, Biologia, Eletrônica, Computação e Comunicação.
Segue abaixo algumas classificações de ruído e suas aplicações:
Ruído natural - refere-se à ruídosde causas naturais tais como Radiação cósmica de fundo, ruídos atmosféricos, ruídos inerentes a dispositivos passivos e ativos da eletrônica
Ruído artificial - refere-se a ruídos de causas artificiais, como por exemplo, ruídos de interferência ou exames de IAS
Ruído exógeno - refere-se às interferências externas ao processo de comunicação, como outra mensagem.
Ruído endógeno - refere-se àsinterferências internas do processo de comunicação, como perda de mensagem durante seu transporte ou má utilização do código.
Ruído de repertório - refere-se às inteferências ocorridas diretamente na produção ou interpretação da mensagem, provocadas pelo repertório dos emissores e receptores.
Ruído branco - Aplica-se aos ruídos cuja potência é constante em todas as faixas de frequência, porexemplo, ruído térmico
Ruído vermelho ou ruído marrom - Aplica-se a ruídos ricos em baixas frequências
Ruído rosa - Aplica-se à testagem de sistemas de áudio.
Ruído térmico - Aplica-se a qualquer corpo aquecido
Ruído flicker - Aplica-se a semicondutores, válvulas e resistores
Ruído browniano - Aplica-se a ruídos que podem ser modelados por movimentos brownnianos da estatística
Ruido balístico- do inglês shot noise. Aplica-se a válvulas e junções semicondutoras
Ruído pipoca - do inglês popcorn noise. Aplica-se a semicondutores
Radiação cósmica de fundo ou ruído de fundo do universo - Aplica-se na cosmologia como evidência do Big-Bang

PERDA DE AUDIÇÃO INDUZIDA POR RUÍDO (BARULHO)
A exposição contínua a  níveis de ruído superiores a 50 decibéis pode causar deficiência auditivaem algumas pessoas. Há variação considerável de indivíduo para indivíduo relativa à susceptibilidade ao barulho. Entretanto, padrões têm sido estabelecidos que indicam o quanto de som, em média, uma pessoa pode tolerar em relação ao prejuízo de sua saúde.
O PREJUÍSO QUE O BARULHO PODE CAUSAR A SAÚDE
Muitos sons em nosso ambiente excedem estes padrões e a exposição contínua a esses sons podecausar até a perda da audição. A diferença em níveis de decibéis é maior do que se poderia esperar: 100 vezes mais energia sonora entra nos ouvidos em um ambiente de 95 dB do que num ambiente de 75 dB.
A perda auditiva típica observada com as pessoas que possuem uma longa história de exposição a ruído é caracterizada por perda de audição na faixa entre 3000 e 6000 Hz . Na fase precoce à exposição,uma perda de audição temporária é observada ao fim de um período, desaparecendo após algumas horas. A exposição contínua ao ruído resultará em perda auditiva permanente que será de natureza progressiva e se tornará notável subjetivamente ao trabalhador no decorrer do tempo. Estas mudanças nos limiares auditivas podem ser monitoradas através de testes audiométricos e isto alertará os médicos que...
tracking img