Resenha critica texto Plotting your scenarios

709 palavras 3 páginas
RESENHA CRÍTICA
Plotting Your Scenarios
Jay Oglivy and Peter Schwatz

GBN Global Bussiness network

Introdução

O texto descreve como o estudo de cenários pode ajudar as empresas a desenvolverem estratégias de sucesso. Cenários são narrativas de hipóteses de possíveis futuros feitas para apontar os riscos e oportunidades envolvidas na estratégica especifica adotada pelas empresas.
Para ser uma efetiva ferramenta de planejamento os autores alertam que os cenários devem ser escritos com uma narrativa convincente que descreva uma gama de futuros alternativos relevantes para a organização, os cenários feitos de uma maneira realista ajudam os gestores a entender melhor como suas organizações podem gerenciar mudanças.

Criando Cenários

Para a criação dos cenários os autores elencam as etapas necessárias, sendo a primeira delas a definição do time que ira estudar e criar os cenários. A composição dos times que irão criar os cenários deve devem ser os mais diversos possíveis, envolvendo diversos níveis de gerenciamento, diferentes disciplinas, diferentes departamentos, diferentes culturas, somente assim as discussões para criação dos cenários serão ricas o suficiente para criar cenários factíveis e mais amplos.
Concordo com a idéia dos autores de que deve ser incentivada a presença de pessoas não ortodoxas, questionadoras de dentro e fora da organização. Sem a presença de pessoas questionadoras que pensem e proponham questionamentos ao senso comum geralmente os debates ficam muito superficiais e acabam não indo a fundo nos temas abordados. As decisões importantes que a organização enfrenta devem ser identificadas e discutidas para um desenvolver um claro entendimento das questões que devem ser feitas sobre as decisões. Para a ferramenta de criação de cenários ser realmente aproveitada no aprendizado e planejamento da empresa, os gestores tem que aprender algo que seja relevante para a organização. Os cenários focados em cima de decisões são ferramentas

Relacionados