Resenha critica vesentini

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1015 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha Critica
Texto: Educação e Ensino de Geografia: Instrumentos de dominação e/ou de libertação - José William Vesentini

O tema geral do texto se trata de uma mesa-redonda sobre educação ou como cultura ou como ideologia.
Definindo-as Cultura é um conceito formado não só por ideias, mas por praticas e construções do que se torna o que é o ser humano.
Já Ideologia é aquele ponto depreocupação com a conservação e manutenção das coisas, e também para uma linha de pensamento voltado para o novo.
Contudo vemos uma grande dificuldade em se trabalhar com esses dois fatores sobre educação, por serem ao mesmo tempo polemico e pronto para ser divulgado.
O autor procurou falar do tema sem desvirtua-lo, pois sua posição para com a educação e ao ensino é que os dois podem ser tanto dedominação como de libertação.
O sistema escolar como dominação é sempre muito estudado, principalmente por sua construção e afins. Pois esse termo foi construído pela burguesia na época em que se tornava hegemônica. Por esse motivo que o sistema escolar foi e ainda é funcional e estratégico para a reprodução da sociedade capitalista.
Também se comentou sobre a importância da escola na sociedademoderna, pois faz com que sejam assimilados novos hábitos e valores.
Porém a escola também é um instrumento de libertação, fazendo com que se desenvolva o raciocínio, e o pensamento critico das pessoas para se expandir a cidadania.
O direito a escola foi conquistado por pressões populares, contra a posição da burguesia, para poder se ter o mínimo de educação formal. Ou seja, a liberdade de criar,inovar que acaba se tornando algo indispensável para um bom ensino.
O papel do ensino de geografia na passagem do século XX para XXI viveu uma crise de ideias, baseada na crise que acontecia no mundo socialista e o avanço da terceira revolução industrial.
Como podemos observar com as revoltas acontecendo, e as indústrias aparecendo, se fez necessário que houvesse mãos de obra mais qualificadas ecom maior grau de escolaridade.
Isso ocorreu, pois o que estava se vendo era que tanto a industria como os profissionais não estavam preparados para a modernização que estava acontecendo com as indústrias. A escolarização é um ponto forte que se pede e sempre falta nos trabalhadores. Parte daí o resultado de inúmeras pessoas desempregadas, muitas vezes pela falta de escolaridade.
O autordemonstra que como há uma expansão no numero de indústrias também deveria existir um aumento na escolaridade dos profissionais, não mais como um ensino técnico mais sim construtivista.
Como vemos não é em todo lugar que as tendências são demonstradas igualmente, por esse motivo que observamos dois paradigmas;
O ensino de geografia nos Estados Unidos que antigamente foi abolido do ensino durante quasetrês décadas, e que resolveu volta-la com um aumento ainda maior da carga horária da geografia escolar, milhares de alunos ainda fazem estágios e cursos no exterior para renovar seu conhecimento geográfico.
O outro caso é o da França, como oposto, o que se nota é o descaso com a disciplina de geografia escolar, com a perda de carga horária em todos os níveis. A disciplina vem sendo substituídagradualmente por aulas de economia, geologia e analise ambiental, mesmo que seja retirada sempre vai haver outra com alguns aspectos parecidos.
Com a revolução técnica científica e a globalização, a escola serve para discutir os grandes problemas do mundo. Por esse motivo é que a força de trabalho se exige cada vez mais qualificada para atender os consumidores internacionalizados.
Portanto oensino de geografia escolar deve ser voltado para que o aluno compreenda o mundo em que vive da escola local até a planetária, abrangendo todos os tipos de problemas.
O ensino de geografia tem que ser pensado a partir de agora para a sua capacidade e reconstruir permanentemente e de forma eficaz o objeto de estudo.
Quando dizemos que o ensino de geografia é ao mesmo tempo instrumento de reprodução...
tracking img