Paisagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1176 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Paisagem
No seu dia a dia, você convive com diferentes paisagens: a da sua casa, a da rua onde mora, a da escola em que estuda, entre outras. Você pode também observar paisagens de outros lugares do Brasil e do mundo, quando viaja ou em imagens de jornais e revistas, na televisão, no computador e até mesmo nos livros didáticos.
Em geral, as pessoas chamam de paisagem o que consideram bonito,como uma cachoeira ou uma praia ensolarada. Para a geografia, porém, paisagem não é apenas um belo panorama natural; ela é o conjunto dos elementos naturais e culturais que podem ser visto em um local.
• Elementos naturais e elementos culturais
Os elementos naturais que compõem a paisagem são aqueles construídos pela natureza: formas de relevo (montanhas, serras, planaltos e planícies),hidrografia ( rios, oceanos e mares), vegetação etc.
Os elementos culturais ou humanizados são aqueles construídos pelos seres humanos: casas, prédios, pontes, rodovias, plantações... Os próprios seres humanos são elementos importantes para a paisagem.
• Paisagens naturais
Em algumas paisagens, existem poucos elementos culturais ou apenas elementos naturais. São as paisagens naturais, onde a intervençãohumana é pequena ou inexistente.
Ainda hoje há paisagens predominantemente naturais, como trechos de florestas de difícil acesso, áreas desérticas, algumas porções das regiões polares, altas montanhas ou o fundo dos oceanos.
Fenômenos naturais, porem, também podem modificar a paisagem. A ação das águas, dos ventos e dos terremotos, por exemplo, vem transformando paisagens desde a formação delas.• Paisagens culturais
Em outras paisagens, é possível identificar o predomínio de elementos culturais. São as paisagens culturais, resultantes da transformação da natureza pelo trabalho humano.
A paisagem cultural é muito importante para a compreensão do mundo e do lugar onde vivemos: além de revelar aspectos da natureza, ela apresenta um registro da história, do modo de vida das pessoas queali têm habitado.
A ação humana altera o ambiente
“O homens, ao se estabelecer em uma área para construir sua moradia, realizar suas atividades produtivas e até mesmo de lazer, inevitavelmente altera o ambiente. O homem é parte do sistema, sendo um dos seus componentes, agindo e interagindo com os demais. Contudo, espera-se que as alterações feitas no ambiente sejam realizadas de formaconsciente e que busque conhecer mais e melhor as conseqüências da intervenção antrópica (alteração provocada pela ação dos seres humanos.)”
In: VITTE, A.C.: GUERRA, A.J.T ( Org.). Reflexões sobre a geografia no Brasil. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.p.188.

• As paisagens transformadas
As paisagens transformadas pela ação humana para dar lugar, por exemplo, a plantações, cidades, rodovias oupara a obtenção de recursos naturais, como madeira, minérios, água e outros.
Essas intervenções podem provocar sérios danos ao meio ambiente, como veremos a seguir:
• Destruição da vegetação
O desmatamento provoca redução da umidade do ar, dificultando a formação de chuva. Alem disso, animais que viviam na região desmatada têm de buscar alimento em outras áreas, e eles nem sempre o encontram,havendo assim, o risco de espécies animais e vegetais desaparecerem antes mesmo de serem conhecidas ou estudadas.
Com a retirada da vegetação, o solo também fica exposto à ação das águas e do vento. As enxurradas por exemplo além de “lavar” nutrientes do solo, carregam detritos(fragmentos de rochas, solo) que “ entopem” o leito dos rios, causando o transbordamento de suas águas (enchentes).
Nocontinente europeu, praticamente toda a vegetação original já foi destruída. No Brasil, restam poucas manchas de Mata Atlântica, e a Floresta Amazônica e o Cerrado têm sido muito devastados nas ultimas décadas.
 Exploração do solo
Para realizar atividades agrícolas, os seres humanos exploram o solo de extensas áreas do nosso planeta. A vegetação original é derrubada e uma lavoura é plantada em...
tracking img