Fome zero

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (292 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fome Zero é um programa do governo federal brasileiro que foi criado em 2003 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva com objetivo de erradicar a pobreza no país, noentanto para integrar e unificá-lo foi instituído o Bolsa família que se tornou o maior programa de transferência de renda em implantação do Brasil.
Consiste na ajudafinanceira às famílias pobres definidas como aquelas que possuem renda per capita de 70 até 140 reais e extremamente pobres com renda per capita menor que 70 reais. Acontrapartida é que as famílias beneficiárias mantenham seus filhos e dependentes com freqüência na escola e vacinados. O programa pretende reduzir a pobreza a curto e a longo prazoatravés de transferências condicionadas de capital, o que, por sua vez, visa a quebrar o ciclo geracional da pobreza. Atualmente os valores dos benefícios pagos por famílianão tem limite, mas o menor valor é de 32 reais
As pessoas que recebem a bolsa família têm, proporcionalmente, um grande aumento em seu poder de compra; essas pessoas,entretanto, não estão em um patamar de consumo em que aumentar o poder de compra significa comprar supérfluos, mas sim em um patamar onde existe necessidade reprimida poralimentos e insumos básicos para a vida digna (água, limpeza, material escolar, dentre outros). Como as maiorias destas pessoas vivem em lugares de fome extrema.
Como o foco daBolsa Família é na alimentação (faz parte do Programa Fome Zero) e a concessão da Bolsa exige a presença das crianças na escola, ele contribui para uma melhoria na educação,embora não a garanta. A convenção da presença e alimentação é importante porque ninguém aprende nada sem ir para a escola e, mesmo indo, não aprende se estiver com fome.
tracking img