Renascimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1558 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIESP
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO


SÃO PAULO
2012
UNIESP
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

RENASCIMENTO

Trabalho apresentado para obtenção de nota da disciplina História da Educação, sob orientação do profº Felipe.

SÃO PAULO
2012
Sumario

Introdução ....................................................................................03
Renascencia Cultural / Renascimento..........................................04
Renascimento e Educação............................................................05
Erasmo de Rotterdam!!!1466-1536 / Rabelais!!!!1495-1553/
Montaigne.......................................................................................06
Nascimento do Colégio/ A Revolução Copernicana e as ciências noRenascimento.................................................................................07
Conclusão.......................................................................................08
Bibliografia......................................................................................09


3Introdução

Neste trabalho vamos explorar e apresentar o Renascimento. Vamos descobrir as suas características, os séculos em que teve lugar, as personagens mais importantes, a arte, a religião. Tudo o que o Renascimento abrangeu será aqui apresentado.
Este período da História é omais glorioso da História Humana. Foi durante o Renascimento que se criaram as mais belas pinturas, as melhores esculturas, os melhores contos. Foi também neste período que o Homem não deixou de sonhar e teve coragem para dizer que o Mundo e a vida humana não giravam em torno de Deus, mas sim em torno do Homem, ser este que tem capacidade de pensar por si próprio, de descobrir e encontrar as suaspróprias explicações, não deixando de acreditar em Deus.

4
Renascimento Cultural
Renascimento ou Renascencia, como preferem alguns historiadores, foi a criação de uma cultura que colocava o homem no centro das atenções deixando de lado o que a igreja católica obrigava ohomem a exercer.
Falamos Renascimento porque foi considerado como um marco do final da Idade Média e o início da Idade Moderna. Começou no século XIV na Itália e difundiu-se pela Europa no decorrer dos séculos XV e XVI.O homem não queria mais obedecer a igreja católica e sim tomar direção da sua própria vida,tornando-se individualista procurando buscar sozinho a satisfação de seus desejos,o corpopor exemplo não foi mais considerado algo sagrado.
Os Renascentistas se preocupavam com a vida e não mais em comtemplar a morte, começou a ter a consciência que conhecer era poder ,pois com o conhecime nto iriam descobrir coisas, inventar ,criar e produzir.

Renascimento
Muitas mudanças aconteceram na Europa no final da idade média e o começo da idade moderna, por exemplo a renovação da vidaurbana,econômica e do comércio .Este foi também o enriquecimento da burguesia, imprensa, de novos tipos de papel,tintas, período este que houve também as grandes navegações, desenvolvimento da matemática,da geometria,da cartografia e da medicina.
Essas mudanças despertaram a curiosidade dos homens a respeito da natureza e do ser humano. Conhecedores de línguas e literaturas antigas os chamadoshumanistas, acreditavam que o homem com conhecimento adequado ,iria dominar seu futuro,controlar a natureza ou seja ocuparia a posição central no universo o chamado Antropocentrismo e não mais a vontade de Deus.
Os pensadores dessa época não mediram esforços em procurar ajudar a sociedade em que viviam.O inglês Thomas Morus por exemplo, demonstrou em sua obra Utopia(1516),uma sociedade baseada...
tracking img