Renascimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1780 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Comunicação Digital
Historia da arte

Período renascentista e a atualidade
“o ser humano é infeliz por ter feito do amor um pecado e do trabalho um sacrifício”

São Paulo
15 de Agosto de 2012
“A Criação de Adão”- Michelangelo
Período renascentista

A “criação de Adão” foi criada pelo pintor e escultor Michelangelo, essa criação se encontra no teto da capela sistina que possui suadecoração em afrescos. A obra foi criada em um período chamado renascimento, um período que surgiu logo após a idade média. O homem passou a valorizar mais os seus interesses e a natureza. Começaram a usar a razão, em oposição ao divino e ao sobrenatural, portanto, o ideal do humanismo foi o espírito do renascimento. Esses pensamentos estão presentes nas pinturas renascentistas.
Existem váriasleituras para obra, identificamos que na pintura Deus está vestido em um manto branco rodeado por anjos, figuras humanas acabadas e inacabadas formando um vão entre o corpo de Deus. Do seu lado esquerdo existe uma figura de uma mulher a qual Deus está abraçado, algumas leituras dizem que possivelmente esta imagem seja a figura de Eva, suponha-se que Michelangelo diz que Eva tenha sido criadaantes de Adão, porém, seria contra os princípios bíblicos e religiosos, pois segundo a bíblia, Eva fora criada partindo da costela de Adão, mas, isso pode ser influência do período, no renascimento Deus não estava mais ao centro, uma das características principais é o Antropocentrismo, a visão de que o homem é o centro do universo. No momento da criação de Adão, a figura de Deus aparece em outroespaço diferente, ambos estão posicionados no mesmo ângulo, mas há diferença de universo entre o criador e a criatura. Adão aparece como um humano perfeito em suas formas, isso devido a Michelangelo ter conhecimento em anatomia, ele tinha como temas principais as figuras nuas de seus artistas, os desenhavam com grande perfeição. Na obra, o braço direito de Deus está esticado para criar o poder da vidade seu próprio dedo para Adão, sendo que adão está com o braço esquerdo esticado, os dedos de Adão e Deus estão separados por uma pequena distancia, Adão fixa o olhar para Deus esperando ser tocado. Alguns estudiosos concluíram que Adão já havia sido criado antes, por outro ato, mas somente com o toque ativo Deus deu a vida e o Amor. Ao observar o teto da capela sistina, pesquisadoresidentificaram que Michelangelo espalhou varias partes do corpo humano, embora, tenha sido ignorado por muito tempo, nas leituras mais recentes, estudiosos interpretam essas partes do corpo como a valorização da vida, a racionalidade, a adoção de uma perspectiva mais humana, terrena e natural para explicar os fenômenos.
Portanto, de acordo com algumas pesquisas, percebemos que a obra tem grandeinfluencia do período, pois, as partes anatômicas existentes na obra, de acordo com a nossa interpretação, significariam a nova forma de pensamento do homem, uma passagem da visão religiosa do mundo para uma visão mais racional.

O Pensamento Humano

Fazendo uma volta ao passado, observando o comportamento humano, podemos observar enormes mudanças de acordo com cada período, a forma de pensarsofre algumas interferências, devido às novas descobertas. Antes do surgimento da ciência, os seres humanos acreditavam muito em magias, em mitos e tinham como principal pensamento os princípios religiosos, esse pensamento foi diminuindo ao longo do tempo. Com o surgimento e a evolução da ciência, o ser humano começou a ter a necessidade e a curiosidade de entender cada fenômeno, de ter uma explicaçãológica e racional para tudo. Com isso ele começou a ser mais independente, passou a acreditar na capacidade humana. O uso da racionalidade fez com que os tornassem mais livres para viver, para pensar e utilizar desse pensamento. Ainda existem aqueles que têm suas crenças religiosas, mas, quando comparados com os povos mais antigos, irá observar como isso mudou. O homem de hoje busca a verdade,...
tracking img