Renascimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4267 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O RENASCIMENTO

A história da humanidade é marcada por transformações ideológicas
que mudaram para sempre o rumo de sua evolução. É realmente desafiador olhar para trás e se propor a entender o que levou o homem a repensar sua maneira de viver, traçando uma nova rota,
assumindo novas convicções. Mais interessante ainda é perceber pelo âmbito das artes o que essasmudanças representaram na maneira do ser humano se expressar, consagrando seu espírito àquilo que, naquele momento, passa a achar realmente belo e pertinente. Uma destas grandes revoluções aconteceu na Itália, no início do século XIV.
Ao fim da Idade Média, o homem voltasse para si e, corajosamente,
em um respiro raciona lista começa a questionar a religião
como a única fonte de saber. Dessemodo, descobre que a verdade
além dos limites impostos pela Igreja está muito
mais perto que imagina: nele mesmo.
E passa a ver o mundo de outra forma, colocando-se dono do próprio destino, nomeando-se o verdadeiro "centro do universo ".
Este raciocínio, hoje básico para nós, formou um dos alicerces do humanismo, responsável, dentre outras coisas, pela lógica
expansionista que começoudesde então. Como fonte de inspiração,
os humanistas buscavam na antiguidade clássica um "novo"
modelo de produção intelectual e artística.
As idéias humanistas tinham força e eram convenientes.
Tais reflexões influenciaram decisivamente todos os estudos
da época. Foi quando iniciou-se, também, um processo de
disseminação de novas idéias. Para isso, o desenvolvimento da
imprensa foideterminante, pois tirou das mãos dos monges copistas,
e portanto, da Igreja, o poder sobre a reprodução e divulgação
de várias obras - inclusive a própria Bíblia.
Os estudos e pensamentos da nova era poderiam enfim chegar
a todos e, com esse intuito, foram fundadas Academias
e Liceus Laicos, onde eram ensinadas as línguas clássicas:
grego e latim. Crescem também os ideais racionalistas, a
buscaempírica pela verdade e pela explicação dos fenômenos naturais, o que propiciou o grande desenvolvimento da Ciência.
Por outro lado, se existe uma faculdade que nunca abandonou o ser humano seja quais forem suas convicções, esta é a arte.
Neste ponto, o panorama do início do século XIV não poderia ser mais fértil. O período de mudanças bruscas na maneira do homem ver o mundo estimulou uma formacompletamente nova de expressão artística, totalmente revigorada, dotada de força e frescor. Surgia assim o que batizamos de Renascimento Cultural. Um período de produção artística intensa, que evoluía no ritmo dos novos conhecimentos humanos.

Seu primeiro lugar de manifestação foi a Itália, destacando-se nas cidades de Milão, Gênova, Veneza, Florença e Roma. No entanto, não se restringiu somentea essa região, difundindo-se por todos os países da Europa, chegando à Alemanha, Inglaterra e Países Baixos, com menos intensidade ainda na Espanha e Portugal.
O renascimento rendeu ao mundo uma nova estética, artistas inesquecíveis e obras que marcariam para sempre a história da humanidade. No entanto, para entender como foi possível o surgimento deste movimento cultural que durou cerca de trêsséculos, é preciso penetrar no período sombrio da Idade Média e perceber a causa das mudanças sociais decisiva que vieram a modelar o novo homem da Idade Moderna.

Sistema mercantil e estrutura social

E foi assim, prejudicado por todas estas mazelas políticas e sociais, que se moldou o homem da Idade Moderna, autor do pensamento renascentista. Historicamente, o fim da Idade Média coincidecom uma série de grandes transformações, tanto no âmbito social, como no econômico e no político. O governo, que era descentralizado graças ao sentimento de lealdade regional começa a se fortalecer por sentimentos nacionalistas e racistas, evidenciados por uma variedade de línguas e pelo territorialismo.
Nos campos, os senhores feudais perdiam a sua hegemonia, viam-se envolvidos em dívidas,...
tracking img