Renascimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (359 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Características do Renascimento 
a) Racionalismo – a razão é o único caminho para se chegar ao conhecimento.
b) Experimentalismo – todo o conhecimento deverá ser demonstrado racionalmente.
c)Antropocentrismo – colocava o homem como a suprema criação de Deus e como o centro do universo.
d) Humanismo – glorificação do homem e da natureza humana, em contraposição ao divino e aosobrenatural. 
FATORES QUE CONTRIBUIRAM PARA O RENASCIMENTO COMERCIAL:
 » esgotamento das terras: com o esgotamento de terras férteis, muitos camponeses se viram sem alternativa de trabalho ou emprego. Por isso ocomércio foi uma opção achada por eles para s entrada nas atividades comerciais.
 » Cruzadas: ajudou a expandir  as atividades comerciais, pelo menos por três motivos: os cruzados não eram os únicosa irem as expedições cruzadistas, os viajantes mercadores iam juntos, e assim serviam como abastecedores dos peregrinos com seus produtos.
 » O contato com o Oriente:   esse contato fez nascer ogosto pelos artigos luxuosos, nos ocidentais, o qual fez ampliar largamente o consumo destes artigos na Europa.
 » O enriquecimento dos nobres: estes iam para as cruzadas, aumentando a riqueza emcirculação.
 AS FEIRAS COMERCIAIS
 Esse movimento de mercadorias, fez aumentar o consumo de produtos entre a população. Criando assim um local permanente de venda e compra de produtos: as feiras. Nesteslocais a circulação de dinheiro era muito forte. As principais feiras localizavam-se em Champagne, na França e em Bruges, na região dos Flandres, na atual Bélgica.
AS CORPORAÇÕES
 Assim como ocomércio crescia, o artesanato também. Com toda essa produção as cidades estavam cheias de comerciantes e artesões. Logo para defender seus direitos trabalhistas, essas duas categorias começaram a serorganizar em corporações.
» Corporação de mercadores ou guildas: esta representava os comerciantes, tinha por objetivo garantir o monopólio do comércio e controlar os preços das mercadorias. Podendo...
tracking img