Relatorio sobre planejamento estrategico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3881 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho apresentado como requisito parcial, para obtenção de aprovação na disciplina de processos de ADMINISTRAÇÃO, no curso de ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESA da Universidade Anhanguera-UNIDERP-Centro de Educação à Distância.



Tutor Presencial: Dulce Leia
Professor EAD: Rozana Carvalho PereiraO


Relatório sobre planejamento estratégico


planejamento estratégico é uma atividadeessencial à vida de uma empresa dado à extrema competitividade dos dias atuais. Não é uma ferramenta milagrosa, mas pode apontar às empresas e empreendimentos pessoais metas a serem seguidas e modos de condução. Este tem por objetivo capacitar profissionais e especialistas para a elaboração de Planejamento Estratégico Participativo (PEP), numa espécie de simulação pedagógica. Porém uma simulação bempróxima do real, uma vez que a empresa, escolhida para a realização das atividades, abriu suas portas permitindo o acesso às informações, dados relativos às suas rotinas, seus clientes, suas dificuldades entre outros aspectos, e têm total interesse em pôr em prática os resultados obtidos com o trabalho. O trabalho extrapola os limites da elaboração teórico-acadêmica e tem a intenção de apresentar osresultados de um ano inteiro dedicado à temática do planejamento estratégico, mostrando as nuanças do que significa sair das páginas dos livros indo ao encontro da realidade na busca de significado para a aprendizagem e formação profissional.Plano Estratégico: é o processo de definir as metas da organização e as estratégias para atingir estas metas.
Pode-se encarar estratégia de 3 pontos: 1) a formulação da estratégia; 2) a implementação da estratégia; 3) o controleestratégico (modificar a estratégia ou sua implementação para garantir que os resultados sejam alcançados).

Importância: Conduzir uma organização em ambiente dinâmico e de mudanças rápidas requer os melhores julgamentos e o modo como a administração responde a elas determina se a organização será bem-sucedida ou não.

Fases do Planejamento Estratégico:
-Análise do ambiente externo (macroambiente,setorial) (oportunidades e ameaças)
-Análise do ambiente interno
-Estabelecer missão organizacional e objetivos gerais
-Formular estratégias
-Implementar estratégias
-Controle

Macroambiente
Todas as empresas são afetadas por tendências e sistemas político-legais, econômicos, tecnológicos e sociais. Juntos, esses elementos formam o Macroambiente. Como essas forças são muito dinâmicas,suas constantes mudanças criam milhares de oportunidades e ameaças.

1. Forças Político-Legais: Diz respeito ao ambiente político e legal com os quais a empresa terá que interagir. Aspectos a serem considerados:
– Tipo de governo
– Leis
– Lançamento de programas governamentais
– Resultados de eleições, legislações e sentenças judiciais

2. ForçasEconômicas: Natureza e direção da economia dentro da qual a empresa atua. Fatores a serem considerados:
– Taxas de inflação
– Taxas de juros
– PIB
– Distribuição de renda

3. Forças Tecnológicas: Melhorias e inovações tecnológicas e científicas. Variam bastante entre os setores, os aspectos a serem considerados:
– Inovação de produtos
–...
tracking img