Apontamentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (632 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Por meio do estudo das mudanças no poder de barganha geradas pelo enfraquecimento dos sindicatos, o presente trabalho buscou fazer alguns apontamentos na sua atual estrutura para que eles voltem a sefortalecer, acompanhando as já citadas transformações do mercado de trabalho: flexibilização, globalização e terceirização.
Os apontamentos são o fim da unicidade sindical, dando lugar àpluralidade; o fim do imposto obrigatório, passando a valer uma contribuição negocial; a extensão aos trabalhadores terceirizados às garantias acordadas com os trabalhadores da empresa contratante; arepresentação dos trabalhadores terceirizados pelo mesmo sindicato que a tomadora dos serviços e a instalação de votações secretas.
O principal objetivo da proposta da contribuição negocial é extinguir ossindicatos de fachada, sindicatos fantasmas, que só são criados para lucrar com o imposto obrigatório, sem lutar por melhoras trabalhistas. Esse imposto acaba por fragmentar os sindicatos e dispersarrecursos, enfraquecendo-o. Um dos maiores sindicatos do país, a CUT (Central Única dos Trabalhadores), é uma das poucas que apoiam o fim desse imposto, alegando em seu jornal, o jornal da CUT (dizer edição,numero) que: “..enquanto o imposto for a principal fonte de financiamento do movimento sindical, será um grande atrativo pra quem não tem compromisso com a classe trabalhadora. Porque somente quemtem representatividade tem razão de existir.” (ma, esse é do IM- reforma sindical CUT)
Portanto, com a extinção do imposto, as pessoas estariam livres para pagarem o quanto acham que o sindicatomerece, sendo uma forma de estímulo de resultados por parte dos sindicatos, que verão seus retornos aumentarem a cada passo que dá na melhora do bem estar do trabalhador na empresa. Além disso, as pessoasficam livres para se filiarem ao sindicato de sua preferência. A partir dai, só existirão aqueles que realmente geram resultados nas negociações. O restante, com a extinção do imposto, ficará...
tracking img