Relatorio neuropedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (542 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RELATÓRIO - NEUROPEDAGOGIA
Praia Grande -2013

A neuropedagogia se atem a um principio básico: como o cérebro humano aprende e como guarda este aprendizado. Com esta concepção extremamente ligadaa neurociência, a neuropedagogia irá estudar e compreender o cérebro como propulsor do aprendizado e levar isto para a escola considerando acima de tudo os métodos e metodologias que irão interferirde forma significativa para o verdadeiro aprender de uma criança.
Ensinar requer compreensão de como fazê-lo e vai muito além dos incansáveis tradicionais métodos de ensino na sala de aula. Poderíamosacrescentar que a capacidade de aprender, de ser inteligente esta ligada ao prazer que a conquista do conhecimento pode proporcionar, principalmente quando este conhecimento é produzido pelo próprioeducando. Isto nos leva a supor que o nível de emoção no momento do aprender interferiria no resultado final do processo. O cérebro é o órgão por excelência da inteligência. Neste caso se queremoscompreender como ocorrem os processos intelectivos, precisamos compreender os mecanismos cerebrais responsáveis pela aprendizagem, assim conhecendo as divisões do cérebro: o hipotálamo, o sistema límbicoe o córtex. O Hipotálamo é um pequeno órgão, localizado na base do Crânio que controla as funções de sobrevivência. Ali reside o centro da fome, da saciedade, da sede, do impulso sexual; O SistemaLímbico tem a função de prover o individuo de emoções, é denominado como a casa dos sentimentos. É responsável pelo equilíbrio ou desequilíbrio emocional do ser humano, responsável pela produção dassensações ligadas aos processos emotivos. O Córtex é responsável por três tarefas: o controle dos movimentos do corpo, a percepção dos sentidos e o pensamento.
A maior parte das transformações nocérebro ocorre nos primeiros 6 anos de vida. Como a criança nasce com mais neurônios do que vai precisar na vida adulta, nesse período ocorre o que é chamado de "poda" cerebral, pelos neurocientistas,...
tracking img