Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (342 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Cartomante
Machado de Assis, mostra a visão extremamente pessimista, concreta e objetiva da vida e das pessoas, já que rejeita o final feliz. A autor faz uma análise psicológica das contradiçõeshumanas, criando personagens imprevisíveis, detentores de sentimentos normais como ingenuidade e malícia, sinceridade e hipocrisia.

A citação logo no início de um autor clássico (Shakespeare), jádemonstra o tom trágico que Machado pretende dar a esta obra.
Podemos observar as características do estilo de Machado de Assis. O uso de metáforas, o comportamento imprevisível dos personagens e seuvalor filosófico, e a ambiguidade em seus personagens, já que estes lutam por um amor surgido entre ambos porém traem descaradamente seu melhor amigo e marido.

A historia é narrada em terceirapessoa, o que marca a presença do autor.
A narração dos conflitos internos dos personagens, mais uma vez dá um tom dramático ao conto e fortalecendo seu final de tragédia.

A estória possui 4personagens principais Vilela, Camilo, Rita e a cartomante (que só aparece no final), porém, existem outros personagens que não participam diretamente na trama, mas suas participações são determinantes noenredo da história, como por exemplo, a mãe de Vilela, que a sua morte dá início ao relacionamento clandestino de Camilo e Rita.
Demonstra que o tema que fala de paixão e traição, não é somente assuntodos tempos modernos.

O medo de perder seu grande amor, leva a jovem a consultar-se ingenuamente com uma cartomante, que lhe prevê sorte e alegrias, o amante, embora não acreditasse, quando se vêdesesperado também a procura, e esta também lhe prevê um bom futuro.

O final surpreendente, realista e lógico, onde os dois são assassinados pelo marido traído, demonstra que Machado de assim quisque o ceticismo vencesse a crendice, o misticismo e a superstição.
Pode-se dizer até o final seja irônico, uma vez que durante todo cont. Machado de Assis faz tudo levar a crer que o misticismo...
tracking img