Relatorio descritivo e analitico de estagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1779 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

 Conteúdo bloquedo por estar Concluído
Conteúdo
O Estágio Supervisionado III tem por objetivo mostrar a importância para a compreensão dos saberes que nos orientam as práticas do ensinar. É uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9394/96), que tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e aqualificação para o trabalho.
Somente conhecimento teórico não basta para um professor, o estágio é um processo de grande aprendizagem, ele vem preencher uma lacuna em nosso curso superior. Ocorreu na cidade de Araguaína, Estado do Tocantins, no Colégio Estadual Adolfo Bezerra de Menezes na turma do Ensino Médio 1º F. As atividades desenvolvidas giraram principalmente em torno da sala de aula, às 20horas de regência foram fundamentais, para detectar a deficiência que existe no ensino, com isso, geramos o conhecimento básico de como funciona uma estabelecimento escolar e como o trabalho deve ser encaminhado para mais tarde assumirmos nossa própria turma.

DESCRIÇÃO, FUNDAMENTAÇÃO E ANÁLISE DA REGÊNCIA NO ENSINO MÉDIO

 Conteúdo bloquedo por estar Concluído
Conteúdo
O EstágioSupervisionado III, que trata da regência do Ensino Médio, que ocorreu no Colégio Estadual Adolfo Bezerra de Menezes situado na Rua Gonçalves Ledo Bairro São João em Araguaína Tocantins. O Colégio é uma entidade estadual, oferece hoje o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.
Devido a nossa carga horária de trabalho só poderíamos estagiar no período noturno e então iniciamos às dezenove horas do dia 22 defevereiro de 2011 o nosso trabalho escolar na turma 1º F contendo 25 alunos com idade de 16 a 58 anos ministrado pelo professor Raimundo Nonato, as aulas de Matemática onde o professor trabalhava eram em cima de um livro elaborado e doado pelo governo para a série onde o professor regente não utilizava recurso além do quadro branco pincel e o livro, realizando uma aula tradicional.
O professordeve ser o mediador entre o aluno e o conhecimento, deve ser um profissional formador reflexivo, consciente da importância do seu papel, comprometido com processo educativo, deve ser um ser responsável pela formação do cidadão embora seja aprendiz, “pois o conhecimento não se encontra nem no sujeito, nem no objeto, mas na ação que este sujeito exerce sobre o objeto (Piaget).” Com esse objetivo,observamos que a turma que nos receberam tem uma grande deficiência, não adquiram o conhecimento básico do ensino da matemática, com tudo, tinham dificuldades para assimilar o conteúdo proposto, com isso ensinávamos mostrando passo a passo e recordando os ensinamentos básicos para poder progredir com o aprendizado dos conteúdos.
O presente estudo decorre de questionamentos sobre a prática escolar e abusca de compreensão das dificuldades enfrentadas por professores e alunos para lidar com os conceitos matemáticos. As tentativas de explicação do problema transitam pelas idéias de formação inadequada do professor, condições inadequadas de trabalho, dificuldades de aprendizagem dos alunos, desvalorização da escola, programas de ensino obsoletos, etc., sendo que, via de regra, cada aspecto dessaproblemática merece consideração e cumpre um papel para o desempenho dos alunos nessa área do conhecimento.
Sabemos que o professor, para que seja protagonista da ação
educativa, deve ser reflexivo, crítico e inovador. Por isso aplicamos o conteúdo já planejado pelo professor regente, modificando a formar de ensinar, nos aprofundando em livro e internet. Isso foi uma forma de atrair a atençãodeles, para que eles não se dispersão e vejam também que a matemática não e difícil, e sim fundamental na nossa vida, todo pensar sobre a ação educativa pode colocá-lo na categoria de reflexivo e que nem sempre a simples prática profissional acrescenta elementos para pensar no complexo processo educativo. Pimenta (2005). Concordando com essa perspectiva, temos nos envolvido com indagações de...
tracking img