Pesquisa na pratica pedagogica iii

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1463 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FAEL – FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA
CA – VILHENA/RO FAEL

RELATÓRIO ANALÍTICO – DESCRITIVO RESUMIDO DO ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO DA DOCÊNCIA DO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DO ENSINO FUNDAMENTAL

ACADÊMICOS: ADRIANA CRISTINA MARTINS
CLEIDE INES NUNES NORONHA DE CAMARGO
PAULA DA ROZA
JULIANA DA ROZAVILHENA, 22 DE NOVEMBRO DE 2010.
FAEL – FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA
CA – VILHENA/RO FAEL

RELATÓRIO ANALÍTICO – DESCRITIVO RESUMIDO DO ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO DA DOCÊNCIA DO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DO ENSINO FUNDAMENTAL

ACADÊMICOS: ADRIANA CRISTINA MARTINS
CLEIDE INES NUNES NORONHA DE CAMARGO
PAULA DA ROZAJULIANA DA ROZA



Relatório apresentado na disciplina de Pesquisa e Prática Pedagógica III, ministrada pela Prof.ª Ana Cristina Gipiela Pienta, com o objetivo de analisar os dados coletados no estágio de observação de educação infantil e no ensino fundamental.

VILHENA, 22 DE NOVEMBRO DE 2010.
SUMÁRIO

1.SUMÁRIO...................................................................................02
2. INTRODUÇÃO............................................................................03
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA................................................04
4. ANÁLISE DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS.................05
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................06
6.REFERÊNCIAS............................................................................07

INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado tem como objetivo preparar o acadêmico para realização das atividades na escola, bem como para análise, avaliação e crítica que possibilitem a proposição de projetos de intervenção a partir dos desafios e dificuldades que a rotina do estágio nas escolas revela. Também é o momento emque desenvolve a postura do pesquisador, desperta a observação e reorienta a prática.
Durante o estágio foram realizadas várias apresentações em comemoração à Proclamação da República e dia da Bandeira, durante a semana foram realizadas várias apresentações e cantado o Hino Nacional.
As dimensões do cuidar e do brincar durante a observação foram desenvolvidas através de recreação livre edirigidas, cantigas de roda, jogos, músicas, histórias, alimentação na hora adequada, etc., respeitando assim as peculiaridades de cada criança e oportunizando situações de aprendizagem significativas e prazerosas.
A relação entre teoria e prática foi de grande importância, nos levando a ter consciência da realidade do contexto escolar, a adquirirmos mais experiências e sanamos algumas dúvidas emrelação à prática pedagógica.
Este relatório é composto das seguintes partes: Introdução, Fundamentação Teórica, Análise das atividades desenvolvidas, Considerações finais e Referências.


FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O estágio com um caráter de atividade reveladora do ofício de ensinar, é o fazer dentro da profissão: aliar a teoria estudada à prática do cotidiano, aprendendo a fazer os procedimentosinerentes à profissão de magistério.
Estágio é atividade de aprendizagem social, profissional e cultural proporcionada ao estudante pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio, sendo realizada na comunidade em geral ou junto a pessoas jurídicas de direito público ou privado sob a responsabilidade da instituição de ensino (Decreto n. 87.497/82,Art.2º).
Conforme observado,vimos que o planejamento é feito semanalmente, e que os professores realizam em conjunto de acordo com a faixa etária de cada turma, podendo este ser flexível se necessário. Segundo Ostetto,
Tanto creches e pré-escola, como instituições educativas, tem uma responsabilidade para com crianças pequenas, seu desenvolvimento e sua aprendizagem, o que requer um trabalho intencional e de qualidade....
tracking img