Topologias de redes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (810 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Bruno Sávio, Lucas Oliveira, Robson Santos

Topologias de Redes

Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos

BARRETOS

2011

O que é Topologia ?

Na matemática,a topologia é a área em que se estudam os espaços topológicos.
Em engenharias, o conceito está associado à disposição lógica de elementos.
Em informática, topologia de rede é a forma por meio daqual ela se apresenta fisicamente, ou seja, como os elementos de rede (network nodes) estão dispostos.
Falando de um forma mais clara topologia e a forma que os nós (dispositivos dentro darede) estão se comunicando entre si. Seja através de cabo ou por ondas (radio e wireless).
Há 2 tipos de topologia !

Topologia física - Está ligado a posição física dos computadores e cabos.Topologia lógica - É a forma como os dados transitam nas linhas de comunicação.

Tipos de Topologia física
➢ Barramento
➢ Anel
➢ Estrela
➢ Arvore
➢ Hibrida

TopologiaBarramento
Esta é a topologia física utilizada pelas redes Ethernet 10Base2, que utilizam cabos coaxiais. Neste tipo de rede um PC é ligado ao outro, usando vários segmentos de cabos e conectoresT, que possuem o mesmo formato da letra, onde uma ponta é ligada na placa de rede e as outras duas são ligadas às estações vizinhas. Nas duas extremidades da rede temos terminadores, que absorvem ossinais, evitando que eles retornem na forma de interferência.

Os dados são transmitidos para todos os PCs conectados, mas apenas o destinatário correto lê os pacotes dados. Também existem umaboa flexibilidade, já que para adicionar mais PCs é necessário apenas ligá-los aos já existentes e o custo é baixo, já que não é necessário utilizar hubs. Apesar disso, as redes 10Base2 e 10base5entraram em desuso, pois a velocidade ficou estacionada nos 10 megabits e os conectores são muito susceptíveis a mal contatos e outros problemas difíceis de isolar.

O tamanho máximo do trecho...
tracking img