Regionalismo critico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (254 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
I - O Regionalismo crítico é uma prática que embora critique a modernização, não abandona seus aspectos progressistas e emancipatórios. Contudo o regionalismocrítico distancia-se da normatização do início do movimento moderno e privilegia as pequenas dimensões, ou seja, a planta pequena.
II - A arquiteturaregionalista crítica o território em que a construção se encontra como um todo.
III - Entende a arquitetura como um fator que se completa, e não reduz o ambiente aum aglomerado de elementos em desordem.
IV - Enfatiza certas características específicas do local, como a topografia. A luz é um elemento básico de valorizaçãoda obra. Opõe-se ao que se chama de “civilização universal” do uso do ar-condicionado e para isso trata cuidadosamente das aberturas para o então tratamentodas condições climáticas do lugar.
V - O todo construído enfatiza tanto a visão quanto o tato, pois o ambiente pode ser vivenciado não só através da visão.Dedica-se à percepção da luz, calor, frio, umidade e movimentação do ar, assim como os sons e aromas. Faz forte oposição à troca da experiência pela informação.VI - Não trata da pura simulação e inserção das características locais, e sim da reinterpretação e colocação destes como um todo. Busca também elementosestrangeiros. Tudo isso empenhado em uma arquitetura voltada para o local ao mesmo tempo em que é contemporânea, uma busca por uma cultura mundial firmada em basesregionalistas.
VII - O crescimento do Regionalismo é mais favorecido em lugares que são capazes de distanciar-se das tendências da civilização universal.
tracking img