Empresa de refrigerante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2096 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA – CAMPUS DE CACOAL
DEPARTAMENTO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

RELATÓRIO DA VISISTA TÉCNICA REALIZADA EM UMA INDÚSTRIA DE BEBIDAS LOCALIZADA NO MUNICIPIO DE PIMENTA BUENO – RONDÔNIA


RENATO GOMES

CACOAL-RO
2011
RENATO GOMES LIMA

RELATÓRIO DA VISISTA TÉCNICA REALIZADA EM UMA INDÚSTRIA DE BEBIDAS LOCALIZADA NO MUNICIPIO DE PIMENTA BUENO– RONDÔNIA

Trabalho apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – Campus Cacoal, como requisito parcial de avaliação das disciplinas de Eng. Produção I, Química Industrial e Teoria das Organizações ministrada pela Prof.ª Karla Roberto Sartin, Espc, Prof. Denny William de Oliveira Mesquita MS e pelo Prof. Juander Antonio de Oliveira Souza Espc, respectivamente.


CACOAL – RO2011
1. Introdução
Localizado na maior bacia hidrográfica do planeta, Rondônia demonstra uma vocação natural para a indústria de água mineral e de bebidas gaseificadas. A região norte do Brasil, apesar do potencial, é responsável pela produção de apenas 5.1% de toda a água mineral produzida nacionalmente. Por outro lado, a região Sudeste, principal consumidora do produto, detêm a produção de56,4 % de toda a água mineral engarrafa em solo nacional. Possuindo milhares de nascentes ainda não exploradas e apresentando um nível de poluição hídrica baixa, quando comparado com estados como São Paulo e Paraná, o estado se vê diante de um momento propício ao fomento deste tipo de empreendimento. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) o Brasil, entre os anos de 1974 e 2003,aumentou o seu consumo de água mineral em 5.694%, tendo o consumo de refrigerantes aumentado em 490% no mesmo período. Diante desse quadro, Rondônia se mostra como um campo promissor no que tange a atratividade de empresas que atuam no setor de bebidas, principalmente na produção de água mineral.
Tendo em vista esse potencial, diversas indústrias, nos últimos 30 anos, se instalaram no estado deRondônia com o objetivo de aproveitar esse potencial natural do estado. Em uma dessas indústrias localizadas no município de Pimenta Bueno, foi realizada uma visita técnica pelos os acadêmicos do 2° período do curso de Engenharia de Produção da Fundação Universidade Federal de Rondônia juntamente de seus representantes discentes. O objetivo da atividade foi o estudo do modo de operação utilizadopela empresa. Com esse objetivo em mente, os acadêmicos visam encontrar meios de se melhorar a eficiência desse setor já que seu futuro apresenta-se tão promissor perante o potencial que o estado mostra. Durante a visita procurou-se analisar as instalações da empresas e o desenvolvimento de suas operações à luz das teorias tratadas pela literatura da administração da produção. O objetivo dessaabordagem é gerar um arcabouço teórico comparativo para que seja possível assim o melhor aproveitamento dos recursos utilizados nesse ramo da indústria e ao mesmo tempo garantir que o setor se desenvolva de forma constante.
Com os dados que serão gerados nesse relatório, não apenas a eficiência de uma unidade produtora será contemplada, mas também será possível observar os desafios que todo o setorenfrenta ao executar suas operações no mercado rondoniense. Tópicos como: Mão de obra, insumos e empecilhos ao crescimento, serão abordados fornecendo assim informações pertinentes tanto para os profissionais que atuam na área quanto para o setor governamental no desenvolvimento de políticas publicas no sentido de incentivar esse setor da economia no estado de Rondônia.

2. Desenvolvimento
2.1Apresentação
A indústria visitada, esta localizada no município de Pimenta Bueno, tendo por volta de 150 funcionários e possuindo um escopo de produção dividido em:
- Água Mineral: Segundo o código de águas minerais, elaborado pelo ministério de minas e energia, Águas minerais são aquelas provenientes de fontes naturais ou de fontes artificialmente captadas que possuam composição química ou...
tracking img