Regionalismo Critico

Páginas: 7 (1740 palavras) Publicado: 20 de maio de 2015
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL
FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO
PENSAMENTO ARQUITETÔNICO








REGIONALISMO CRÍTICO:
ARQUITETURA MODERNA E IDENTIDADE CULTURAL










Professor: Paulo Bicca
Alunas: Alessandra Valente e Laís Longhi

22 de Outubro de 2014
Regionalismo Crítico: arquitetura moderna e identidade cultural.

O fenômeno da universalização, embora seja umprogresso da humanidade, traz uma espécie de destruição as culturas tradicionais, mas principalmente ao núcleo ético e mítico da humanidade. Há um certo desgaste perante aos recursos culturais que constituíram as grandes civilizações do passado. Como se ao aproximar-se de uma cultura de consumo básico em massa, estagnar-se em um nível subcultural. Desse modo traz-se a pergunta: Será que énecessário descartar o antigo para ingressar em uma rota de modernização?
De um lado, um povo precisa ter raízes com o seu passado, mas, integrando-se com a civilização moderna é necessário aliar racionalidade Cientifica, técnica e política. Coisas que em parte das vezes, exige um abandono de todo um passado cultural. Trazendo a tona o paradoxo de se tornar moderno mas voltar-se as raízes ao mesmotempo.
O termo Regionalismo Crítico, acima de tudo, pretende identificar as "escolas" regionais e refletir seus limitados elementos construtivos. Um dos principais fatores que contribuiu para a emergência desse tipo de Regionalismo fora um consenso anticentrista (desejo de uma forma independente econômica, politica e cultural).
O Conceito de uma cultura Regional é um paradoxo, não apenas pela diferençaentre cultura de raiz e civilização universal, mas também pois todas as culturas, independente de época necessitaram de uma mistura entre outras culturas para existirem. O que não podemos é classificar essa Cultura Regional como algo imutável, mas como algo que precisa ser cultivado de forma consciente. Para o futuro, será necessária uma capacidade de gerar formas vitais de cultura Regional paramanter uma cultura autentica.
Esse processo de assimilação e reinterpretação pode ser visto na obra de Jorn Utzon, principalmente em sua igreja Bagsvared, 1976 (FOTO 1) onde elementos de concreto pré-fabricado se integram com abóbodas de concreto armado moldadas in-situ, trazendo uma junção de diferentes técnicas de concreto. Apesar de não terem sido aplicados os materiais mais econômicos; o que oarquiteto queria com a obra era trazer uma espécie de capacidade simbólica.
O movimento nacionalista Catalão foi um caso exemplar de Regionalismo anticentrista, em 1952. Por um lado desejavam reviver os valores racionalistas, já por outro, tinham a necessidade de evocar um regionalismo realista, acessível a toda a população. Havia uma mescla entre a alvenaria catalã (modernista), influencia deNeutra e Neoplasticismo, a influencia do novo brutalismo britânico, entre outros. O declínio do Regionalismo catalão pode ser observado na obra de Ricardo Bofill e Taller de Arquictetura. Sua obsessão por castelos alcançou seu ápice com o complexo Walden 7, 1970-1975 (FOTO 2) onde suas fachadas em azulejo se encontravam com seus vazios de 12 andares, salas mal iluminadas e balcões minúsculos;tratando-se de uma arquitetura narcisista.

Já, Alvaro Siza, devido sua hipersensibilidade tem uma obra muito mais estratificada e enraizada que as tendência da Escola de Barcelona. Seus fragmentos sempre são resultado da paisagem urbana em qual o projeto está inserido além de sua preocupação com a materialidade local. Como pode ser percebido na Câmera Municipal de Aalto, (FOTO 3) todas as edificaçõesde Siza são adequadas a sua topografia, sua arquitetura pode ser descrita como mais tátil e tectônica do que visual em si. Podemos encontrar semelhanças com a obra de Siza nas obras do arquiteto Austríaco radicado Nova Iorquino, Raiumnd Abraham, uma vez que suas obras sempre enfatizam os aspectos topográficos e formas construídas.
Onde pode-se observar uma atitude igualmente tátil é nas obras...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • regionalismo critico
  • Regionalismo Critico
  • Regionalismo critico
  • regionalismo critico
  • regionalismo critico
  • O Regionalismo Crítico no mundo globalizado
  • perspectiva para um regionalismo critico
  • PESQUISA BIBLIOGRÁFICA REGIONALISMO CRÍTICO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!