regionalismo critico

Páginas: 2 (471 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2013
REGIONALISMO CRÍTICO: ARQUITETURA MODERNA E IDENTIDADE CULTURAL

O termo regionalismo crítico pretende identificar as “escolas” regionais recentes cujo objetivo principal tem sido refletir oselementos que os constituem, onde os próprios se basearam.
Um dos fatores que contribui para a rapidez do regionalismo ser implantado foi um tipo de consenso anticentrista.
É difícil tratarisoladamente uma cultura local ou nacional, já que a própria formação dessa cultura se dá a partir também de influências de outras culturas.
A cultura regional não é algo que não possa sofrer mudanças, mas éalgo que deve ser cultivado de forma autoconsciente.
Ricoeur comenta que a conservação de uma cultura verdadeira no futuro depende da nossa capacidade de criar maneiras de manter a cultura regionalviva, enquanto nos adaptamos às influências das culturas estrangeiras.
Existe uma oposição entre a racionalidade das técnicas normativas para com a irracionalidade da estrutura simbólica. Como exemplo,podemos relacionar uma abóboda feita em concreto (o que representa algo não econômico, se comparado com a treliça de aço) que tem grande valor simbólico, representando sempre o sagrado na culturaocidental.
O movimento nacionalista catalão em 1952 foi extremamente anticentrista, como exemplo de um movimento regionalista onde, desde o principio, estava aplicado em uma situação cultural bastantecomplexa. Por um lado, ele devia reviver os valores e procedimentos racionalistas e antifascistas; por outro, estava consciente da responsabilidade politica de incentivar um regionalismo realistaacessível à população em geral. Este regionalismo heterogêneo tende a confirmar a natureza mista da cultura regional moderna. Como tradição, os catalães utilizavam uma alvenaria própria dada do períodomoderno, depois estava a influência de neutra e do neoplasticismo.
Em 1940, o regionalismo se manifestou no Brasil nas obras de Niemeyer e nas obras de Affonso Reidy, na Argentina. Mas talvez ninguém...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Regionalismo Critico
  • Regionalismo Critico
  • Regionalismo critico
  • regionalismo critico
  • regionalismo critico
  • O Regionalismo Crítico no mundo globalizado
  • perspectiva para um regionalismo critico
  • PESQUISA BIBLIOGRÁFICA REGIONALISMO CRÍTICO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!