Reengenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1587 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário



1. Conceituação de Reengenharia 2


2. Características da Reengenharia 2


3. Benefícios da Reengenharia 3


4. Liderança e Equipes de Reengenharia 3


5. Fases da Reengenharia 4


6. Pontos Críticos 4


7. Considerações Finais 5


8. Bibliografia 71. Introdução


As empresas estão sob uma intensa e permanente pressão para fazerem uso das oportunidades e ofertas do mercado. Por isso é importante que elas moldem seus processos a fim de produzirem seus produtos ou prestarem seus serviços.
Por uma questão de sobrevivência as organizações acrescentam preocupações tais como tempo, qualidade, flexibilidade e afundamental satisfação do cliente, seja ele interno ou externo. Frente a esta intensa concorrência e outras pressões econômicas sobre as grandes organizações, as iniciativas de melhoria de qualidade e de melhoria contínua de processos, não bastam. As metas de pequenas melhorias em todos os processos empresariais deveriam dar lugar aos esforços para atingir níveis elevados de melhoria em poucos processos.Para proporcionar mudanças importantes para a Estrutura Organizacional, para os Sistemas de Informação e para os Valores Organizacionais, modificando assim o processo empresarial, utiliza-se uma técnica de gestão empresarial, sendo ela a reengenharia. A promessa da Reengenharia de livrar as organizações dos problemas de ineficiência, alto custo e clientes insatisfeitos.
É sobre estatécnica que este trabalho veio a se basear, expondo o que vem a ser Reengenharia.


2. Conceituação de Reengenharia

A Reengenharia, conceito introduzido por James Champy e Michael Hammer através do best-seller “Reenginnering the Corporation” publicado em 1993, consiste em repensar e redesenhar radicalmente as práticas e processos nucleares da organização tais como o serviço aocliente, o desenvolvimento de novos produtos, a cultura organizacional, a resposta às encomendas, entre outras, afim de aumentar a produtividade através da redução de custos e do aumento do grau de satisfação do cliente.


Ao contrário da TQM (Total Quality Management), a Reengenharia não procura introduzir melhorias em processos já existentes mas sim a eliminação e total reinvenção das regras eprocessos já ultrapassados bem como de todos os pressupostos fundamentais que lhe servem de base. Daqui resulta outra diferença chave da Reengenharia em relação à TQM: enquanto a TQM tem um elevado grau de participação dos subordinados e visa a obtenção de resultados num espaço de tempo alargado, a reengenharia parte de cima para baixo (dos gestores para os subordinados) e visa obter resultadosnum curto espaço de tempo.



3. Características da Reengenharia
✓ O foco da reengenharia em processos e atividades que agregam valor.
✓ A aplicabilidade da reengenharia aos líderes de mercado, bem como aos seguidores.
✓ A reengenharia como veículo para o fortalecimento dos funcionários.
✓ Ela enfoca o aperfeiçoamento do valor oferecido ao cliente,algo com que os clientes se importem e pelo que estão dispostos a pagar o valor agregado.
✓ A melhoria na medida de processo “tempo de resposta de pedidos”, é importante, mas definitivamente, a reengenharia mede seu efeito liquido em termos de resultados de lucratividade.
✓ Simples fato de uma empresa ser o número um não significa que não precisa da reengenharia. Pelo contráriovárias empresas usaram a reengenharia para assegurar sua posição dominante através da redução de custo e de tempos de rotatividade de serviço.
✓ Simplificação. Descentralização e flexibilidade.
✓ Horizontalização do Organograma.
✓ Concentração no Negócio da Empresa.
✓ Tecnologia da Informação.


4. Benefícios da Reengenharia
A implementação da...
tracking img