Tratamento paliativo.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1050 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema:
Pacientes em tratamento paliativo: A visão do paciente sobre o profissional de enfermagem.
Problema
Qual a visão do paciente em tratamento paliativo sobre o profissional de enfermagem? Para os pacientes, qual é a importância que o profissional de enfermagem exerce durante o tratamento Paliativo? Como a comunicação entre pacientes e enfermeiros pode ser melhorada? O tratamento Paliativo éacessível em nossos Hospitais?
Delimitação do problema
Este estudo se limitara a uma pesquisa bibliográfica e ao estudo de campo em um Hospital de Campo Grande MS, para levantamento de informações, realizando aplicação de questionários a pacientes maiores de 18 anos, em tratamento Paliativo.
Justificativa
A escolha do tema surgiu do interesse em conhecer as formas de desenvolvimento doTratamento Paliativo, buscando destacar a responsabilidade e a importância do profissional da enfermagem no tratamento e na vida dos pacientes e também de seus familiares. O que nos chamou a atenção e nos motivou a pesquisar mais a fundo o campo de Tratamento Paliativo foi o desejo de saber como é a vida de pessoas que estão enfermas e já não tem esperança de cura, que estão à espera da morte, e muitasvezes passam seus últimos momentos perante aos profissionais da saúde. O fato de nossa pesquisa nos proporcionar o conhecimento de perto da realidade de um hospital, e também do dia a dia dos pacientes, foi fundamental para a escolha deste tema, levamos em conta também o fato de que seremos futuros enfermeiros, e sabemos que em nossa profissão vamos nos deparar com varias situações de sofrimento eteremos que saber lidar com essas situações.
Infelizmente ainda é preciso se fazer reconhecer, no Brasil, a importância dos Cuidados Paliativos, e torna-lo uma realidade acessível para todos os brasileiros, já que nem todos os hospitais tem esse setor, e nem todos os profissionais são capacitados para trabalharem nesse campo.
Dessa forma, esse estudo permitira compreendermos como se podemelhorar a comunicação entre enfermeiro e pacientes, como o paciente espera ser tratado neste momento tão delicado, podendo assim melhorar a qualidade no desenvolvimento do Tratamento Paliativo.
Objetivos Gerais
Realizar o levantamento de informações sobre o tratamento paliativo, conversando informalmente e aplicando questionário a pacientes que se encontram em Tratamento Paliativo.
Aprender comotratar melhor os pacientes que já não tem esperança de recuperação, saber como eles esperam ser tratados e o que eles esperam dos enfermeiros.
Mostrar se o enfermeiro desempenha seu papel da melhor maneira possível.
Identificar as expectativas dos pacientes que vivenciam os Cuidados Paliativos relacionados à comunicação com o enfermeiro.

Objetivos Específicos
Identificar as falhas nacomunicação entre enfermeiro e paciente.
Identificar a importância do trabalho do enfermeiro para o paciente, buscando saber a opinião do paciente.
Conhecer as diversas teorias de aplicação dos Tratamentos Paliativos.
Identificar se tratamento humanizado tem sido praticado dentro da área paliativa.
Analisar a postura do enfermeiro perante os pacientes em Tratamento Paliativo.

Quadro teórico
Os autoresque respaldarão para investigação pretendida são:
Maciel...(2006) na obra “Critérios de qualidade para os cuidados paliativos no Brasil / documento elaborado pela Academia Nacional de Cuidados Paliativos “ na qual explica que, a prática dos cuidados paliativos requer organização própria e abordagem específica, levadas a efeito por equipes técnicas preparadas para tal objetivo. Deixando claro queé preciso formar e capacitar profissionais para lidar com os Cuidados Paliativos, pois nem todos estão preparados para tratar pacientes que já não tem expectativa de cura. Outra autora Firmino(2009) na obra” Manual de Cuidados Paliativos / Academia Nacional de Cuidados Paliativo.” afirma que, especificamente no âmbito dos Cuidados Paliativos, o enfermeiro exerce seu papel desenvolvendo ações...
tracking img