Reengenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2390 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é reengenharia?
Reengenharia é o ato de repensar e reprojetar de forma radical os processos de uma empresa para obter grandes progressos em indicadores críticos de desempenho como custos, qualidade, serviços e agilidade” (Coulson-Thomas, 1994:53).
Segundo Manganelli & Klein, a “Reengenharia é um redesenho rápido e radical dos processos de negócios estratégicos que agregam valor a fim deotimizar os fluxos de trabalho e a produtividade em uma organização”. (Manganelli & Klein, 1994:8).
A reengenharia está focada principalmente nos processos de grande amplitude que atravessam várias áreas funcionais da empresa e deve ser implementada no topo da hierarquia para ser suportada com convicção. Ocorre a substituição dos processos manualizados por informatizados, que são integrados emuma única cadeia. A estrutura organizacional baseada em funções com vários departamentos e níveis hierárquicos é substituída por um modelo mais ágil e menos burocrático.
Um grande obstáculo na implementação das ações de reengenharia é o medo das mudanças por parte das pessoas e das organizações. Contudo, se uma empresa utiliza metodologias e tecnologias atrasadas no lugar das utilizadas pelaconcorrência, uma ação de reengenharia pode vir a ser urgentemente necessária. Já se a execução técnica é adequada, provavelmente as necessidades podem ser outras, como mudança organizacional, desenvolvimento de técnicas de gestão, etc...
As duas principais razões pelas quais as empresas têm buscado a reengenharia são os efeitos da globalização que aumentou em muito a competitividade e as exigênciasdos clientes. Com a globalização as empresas tem se confrontado cada vez mais com exigências de velocidade, flexibilidade e capacidade de resposta, além da qualidade do serviço e do custo/produtividade, isso faz com que se busquem desenvolver processos que sejam mais simples.
É essencial que a organização tenha as suas opções estratégicas bem definidas antes de qualquer estudo ou ensaio dereengenharia, caso contrário pode ser gasto tempo e dinheiro para desenvolver processos que não são importantes para a organização. Alguns indicadores estratégicos que podem indicar se uma empresa necessita de uma ação de reengenharia são:
* Percepção de que os concorrentes têm uma vantagem no custo, velocidade, flexibilidade, qualidade ou serviço;
* Nova visão ou nova estratégia: necessidade decriação de capacidades operacionais;
* Necessidade de reavaliação de opções estratégicas, entrar num novo mercado ou redefinir serviços / produtos;
* Percepção de que os processos em curso estão baseados em tecnologias / conceitos ultrapassados
* Percepção de que os objetivos estratégicos da empresa são inatingíveis
* Mudança do mercado / perda de percentagem do mercado;
*Novas regras de concorrência / novos concorrentes;
* Novas normas;
* Ciclos de vida de produtos mais curtos;
* Novas tecnologias.

A Reengenharia introduz mudanças em 3 níveis hierárquicos da empresa:
* Operacional: Onde as pessoas passam a trabalhar em equipes multifuncionais e as relações hierárquicas, que geralmente causam conflitos são eliminadas, pois o excesso de hierarquias,com grande diluição de responsabilidades, torna o processo mais decisório lento e burocratizado.
* Gestão de Processos: Ocorrem mudanças referentes a aplicações de inovações tecnológicas. Os processos são todos integrados e informatizados.
* Gestão de Negócios: onde ocorrem as maiores mudanças da empresa. Rompem-se barreiras com clientes e fornecedores, e todos integrados, repensam osnegócios e até criam novos produtos.
Como é feita a Reengenharia?
Fase 1 –(Alguns meses) Posicionamento para a mudança: É a constatação das razões e objetos da mudança. Desenvolvem-se objetivos e mobilizam-se recursos necessários à aplicação.
Fase 2 – (1 a 5 meses) Identificação dos Processos Existentes: É fundamental identificar os processos existentes e o motivo de terem sido aplicados daquela...
tracking img