Eticas e relacoes humanas no trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 101 (25167 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Resumo
Aula-tema 1: Introdução à Ética
Antes de serem iniciadas as considerações e os aspectos teóricos sobre Ética, é importante conceituar essa palavra, partindo de sua origem:
• Em grego – ETHOS (Ética) = Caráter
• Em latim – MORES (Moral) = Costumes socialmente estabelecidos que orientam a conduta humana.
Para o filósofo Paul Ricoeur - “Ética é vida boa, para e com o outro,em instituições justas”
Segundo Matos (2010: 2):
A questão é que se vivem hoje tempos de distorções do conceito de ética para que esta se adapte às circunstâncias e aos interesses particulares, resultando na elasticidade da consciência humana, o que seria, para Pio XII, Papa da Igreja católica, o “mal do século XX”, pois resultaria de uma inversão feita pelos humanos que “criaram um deus” à sua imagem esemelhança, um deus a seu serviço.
Essa situação acaba sendo insustentável, pois o ser humano, para agir, precisa da segurança dos ditames de sua consciência e é, nesse momento, que se criam, segundo Matos (2010:2) “simulacros de ética e de verdade.”
Não há possibilidade de vida social sem os princípios éticos, pois são eles que garantem o respeito e a confiabilidade, condições necessárias para avida em comum.
A sociedade, para Matos (2010:2), funda-se em 3 pilares éticos:
“é essencial que ela seja JUSTA; é necessário que ela seja LIVRE; é vital que ela seja SOLIDÁRIA.”
Aplicados esses conceitos às Organizações, às Empresas e às Instituições em geral, percebe-se a importância do trabalho humano, pois, essa sociedade, assim estruturada, não surgirá espontaneamente, mas será o resultadode ações que envolverão liderança, estratégia e cultura corporativas.
A paz, a justiça, a liberdade, o espaço social desejável para que se desenvolva a dignidade humana necessitam de competência para serem alcançados.
Códigos de Ética existem muitos e, em se tratando de empresas, mais ainda, mas de nada adiantam se não houver: educação para uma cultura da Ética e lideranças organizadas em tornode estratégias eficientes que transformarão os princípios éticos essenciais em diretrizes para orientar o comportamento e as ações das pessoas.
Essa educação para a Ética envolverá: a Ética da consciência; a Ética do coração; a Ética da inteligência; a Ética da vontade e a Ética do comportamento, segundo Matos (2010:4).
O que ocorre nas Organizações, no entanto, é a substituição dos princípioséticos pelo Marketing da Ética (“solidariedade de aparência”) e pela racionalização simplista ( “corrupção sempre existiu, faz parte do processo”) o que gera, segundo Matos(2010), a convivência passiva com aberrações de toda ordem .
Para agir com eficácia e corrigir as distorções dentro das Organizações, é preciso um Modelo de Ação, um Modelo de Gestão do Comportamento Ético,”...que considere acultura corporativa, que seja abordado em nível estratégico e que sugira ações táticas e operacionais relevantes”, conforme MATOS (2010:5),enfim, algo que leve à prática da Ética. Esse é o principal objetivo deste curso: desenvolver nos gestores de RH a consciência de que a sua ação é determinante para a implantação de uma maneira ética de se viver em sociedade.
“Eu escuto e esqueço, Eu vejo elembro, Eu faço e compreendo” (Confúcio)
2. Conceitos Fundamentais
Aula-tema 1: Introdução à Ética
Ética da Consciência – corresponde à visão, à percepção ética.
Ética do coração – implica a compreensão humana; sensibilidade ética implica visão restrita.
Ética da Vontade - primado da motivação: Querer ser Ético.
Ética do Comportamento - essencialidade na ação: Ser Ético.
Ser Estratégico- implica visão ampla- ver o todo - estar focado no cenáriode transformações, de mudanças, de riscos e oportunidades que afetam a empresa e os negócios.
Ser Tático - implica visão restrita - ver a parte - foco no mercado: identificação do cliente, dos concorrentes e dos recursos disponíveis e a se conquistar.
Ser Operacional - implica visão atuante - ver o detalhe -foco emresultados:prestar serviços...
tracking img