Rede logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2621 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ----------------------------------------------------------2

PROJETO DE REDES LOGÍSTICAS ------------------------------------3

POSICIONAMENTO LOGÍSTICO --------------------------------------5

LOCALIZAÇÃO DE DEPÓSITO ----------------------------------------8

SISTEMA DE SUPPLY CHAIN ----------------------------------------10

SISTEMA DE APOIO A DECISÃO------------------------------------11

CONCLUSÃO----------------------------------------------------------12

INTRODUÇÃO

Localizar instalações é uma importante decisão que dá forma e estrutura ao sistema logístico. Localizar apenas uma instalação é um problema completamente diferente de localizar diversas instalações de uma só vez, já que no caso de localizar apenas uma, não há a necessidade deconsiderar as forças competitivas, a desagregação de demanda entre diversas instalações, os efeitos na consolidação dos estoques e os custos fixos de operação. Nesse caso, o fator principal a ser considerado são os custos de transportes.
A natureza dos métodos de localização pode ser estática ou dinâmica, ou seja, determina-se a localização com base em dados para um único período ou para diversosperíodos. As instalações podem representar um elevado investimento em ativos fixos, de difícil reversão no médio e curto prazo, o que implica elevados custos para reposicionar a instalação em outro local.

Os estudos de localização tratam do problema de minimizar os custos de uma rede logística, estando esta sujeita às restrições de capacidade das instalações, tendo que atender a determinada demandae devendo satisfazer a certos limites de nível de serviço. Os dados para análise são as previsões de demanda para cada produto, as limitações de capacidade e as taxas de produção, as prováveis localizações das instalações, as possíveis ligações entre elas e os respectivos custos de transporte de cada modal. Essas questões possuem forte interdependência entre si e não devem, portanto, seranalisadas de forma seqüencial ou segmentada. É preciso considerar, em sua análise, as decisões relacionadas ao transporte, ao posicionamento do estoque na rede e ao número e localização das instalações. Com isso, pretende-se obter uma solução ótima, que atenda ao nível de serviço desejado, ao menor custo total.

Projeto de Redes Logísticas

A expressão “Rede Logística” é recorrente do ambientecompreendido pela logística. Via de regra essa expressão designa pontos de origem e destino dos produtos, ligados por meio de transporte. A inexistência de um método comum na formatação do desenho de redes logísticas sugere a inexistência de fundamentação teórica que proporcione compreensão dos principio básicos da sua formção.

O interesse em problemas de projeto de redes tem crescido bastante apartir da década de 60, e a literatura correspondente é atualmente bastante vasta. Eles têm atraído crescente atenção de economistas, geógrafos, engenheiros de produção e profissionais ligados à Pesquisa Operacional, e se bem que o enfoque dado varie de acordo com a origem profissional é evidente o impacto das decisões de projeto de redes, Dentre os problemas de projeto de rede um conjuntosignificativo de problemas se refere à localização de facilidade, os quais podem ser abordados tanto ao nível macro como ao nível de empresa.

Os modelos podem ser utilizados na localização de instalações industriais, comerciais e de serviços (por exemplo: escolas, hospitais e unidades de atendimento de emergência), de modo a otimizar objetivos relacionados com a eficiência desses sistemas.
Na indústriado petróleo e dos biocombustíveis aparecem diversos problemas associados à localização de instalações, como por exemplo, localização de refinarias; de bases de abastecimento, de plataformas de produção de petróleo, de instalações associadas a planos de contingência em casos de acidentes e de derramamento de petróleo; bases de coleta de grãos, usinas de esmagamento, destilarias e refinarias....
tracking img