Presidencialismo ou parlamentarismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (283 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PARLAMENTARISMO OU PRESIDENCIALISMO?

Eu optaria pelo presidencialismo. Acredito que a mudança em nosso país do sistema presidencialista para o sistema parlamentar não daria certo. Num paísem que o poder quase sempre fica nas mãos das mesmas pessoas, eleição a eleição, correríamos o risco de sermos governados por pessoas que não estariam representando o povo legitimamente. Paraque a implantação do sistema parlamentarista fosse possível, teria que haver uma completa mudança política na mente do povo brasileiro, para que, não houvesse essa representação viciada, teriaque haver uma conscientização, da devida importância do voto, sem essa conscientização com certeza não haveria a mínima chance da implantação deste sistema.

Para que houvesse umamplo debate sobre a mudança ou não, do sistema presidencialista para o sistema parlamentar, a primeira coisa que teria que ser feita seria a conscientização da importância do voto, entendertodas as conseqüências que uma má escolha pode trazer para o país. Enquanto não houver essa conscientização, não poderá haver uma discussão sobre o assunto.

Após a conscientizaçãosobre o voto, seria importante expor para a população todos os prós e contras de cada um dos sistemas, mas isso teria que ser feito por pessoas que não estivessem envolvidas diretamente com aimplantação de cada um dos sistemas. Isto teria que ser feito através de estudiosos e não de políticos que teriam interesses na implantação de cada um dos sistemas, assim não haveria nenhumainfluência sobre a escolha do sistema.

Informar também às mudanças que deveriam ser efetuadas no sistema político brasileiro para que, por exemplo, o sistema parlamentarista fosseimplantado. Acredito que depois de tomadas todas essas providencias, seria possível haver um debate no país sobre se deveria ser mantido o sistema presidencialista ou mudar para o parlamentarismo.
tracking img