Brincadeiras infantis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1682 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
brincadeiras tradicionais

1. Introdução pág. 5
2. Jogos Tradicionais pág. 6
3. A importância de resgatar pág. 6
4. Aprendizagempág. 7
5. Os jogos e a Educação pág. 8
6. Tema e objetivo da pesquisa pág. 9
7. Justificativa pág. 9
8. Objetivopág. 9
9. Hipóteses pág. 10
10. Metodologia pág. 10
11. Cronograma e Proposta de Estudo pág. 1112. Considerações finais pág. 12
13. Referências bibliográficas pág. 12

1. Introdução

O presente projeto de pesquisa tem como finalidade ressaltar a importância das antigas brincadeiras para os dias atuais uma vez que a cada dia com o aumento datecnologia as crianças se afastam mais umas das outras para se divertirem com jogos eletrônicos causando assim um isolamento.
É preciso que a criança interaja com as outras para aprender a lidar em sociedade, fazer parte de um grupo, e as brincadeiras são a melhor forma de aproximá-las umas nas outras além de colaborar no desenvolvimento motor e psíquico.

2. jogos tradicionais

Os jogostradicionais infantis são a uma forma de cultura folclórica onde o povo expressa sua produção espiritual acumulada através dos anos.
Jogos tradicionais são aqueles transmitidos de uma geração a outra, na rua, nos parques, é incorporado pela criança de forma natural, adaptando as regras de uma cultura para outra. Faz parte do patrimônio histórico e traduz valores, costumes formas de pensamentoe ensinamentos e seu valor é precioso para construção de cada individuo, grupo e geração.
Com a modernidade foram criados espaços separados para as crianças, fora do contexto social onde todas as atividades se tornam um trabalho para as crianças e não mais brincadeiras para puro divertimento.

3. a importancia de resgatar

Resgatar os jogos do passado é importante para a preservaçãoda nossa cultura, mas como outras manifestações eles também sofrem transformações. Na época dos nossos pais e avós as brincadeiras eram mais coletivas como corridas de saco, cantiga de roda e pular corda, com as constantes mudanças da sociedade as crianças hoje vivem mais isoladas, ligadas às tecnologias e não participam de brincadeiras em grupos.
 Os jogos tradicionais são imprescindíveis para odesenvolvimento afetivo e cognitivo nas crianças e alguns deles podem ser revividos e adaptados ás condições contemporâneas.
É bom lembrar que alguns jogos ainda resistem às mudanças, diminuíram, mas não morreram.
Quando se fala de jogos tradicionais eles deverão fazer parte da vida da criança como um enfoque essencial para a aprendizagem como uma atividade lúdica.
Para resgatar essasbrincadeiras nas escolas devemos partir do princípio que precisamos trabalhar em parceria com a comunidade, valorizando o material que ali temos. É fundamental promover encontros de avós, pais e filhos e estimulá-los a ensinar e construir brinquedos da sua infância, contando fatos e brincadeiras.
A escola como elemento de transformação da sociedade deve contribuir e considerar as crianças seres sociais...
tracking img