Recursos ergogenicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2757 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RECURSOS ERGOGÊNICOS
    A palavra ERGOGÊNICO é derivada das palavras gregas ergo ( trabalho ) e gen ( produção de ) e é comumente definida como melhora do potencial para a produção de trabalho. Nos esportes, vários recursos ergogênicos têm sido usados em virtude de suas supostas capacidades de melhorar o desempenho atlético por meio do aumento da potência física, da força mental ou da vantagemmecânica.
Exemplos de recursos ergogênicos:
 
CREATINA:
O uso da creatina para indivíduos no trabalho de força decorre da natureza do trabalho desempenhado pelos mesmos. As séries típicas de um treinamento de força impõem uma grande demanda sobre o sistema ATP-CP e sobre o conteúdo do glicogênio muscular. Assim, pelo menos teoricamente, o aumento no conteúdo intramuscular de creatina poderiaser benéfico para exercícios em que esses sistemas energéticos são importantes.
 
 GLUTAMINA:
    A glutamina é um aminoácido não essencial cuja concentração intra e extracelular ( glutamina livre ) é mais alta entre todos os aminoácidos que podem ser utilizados para síntese protéica ( 20 aminoácidos no total ). O uso desse aminoácido por indivíduos interessados em ganho de massa decorre de seuaparente efeito anticatabólico e de sua importância para o sistema imunológioco. Isso explica o fato da glutamina ser um ingrediente comum em muitos suplementos comercializados para o ganho de massa. Ela também pode estimular a síntese de glicogênio, aumentando consequentemente a disponibilidade de energia para os processos anabólicos. O excesso de treinamento em atletas caracteriza-se porinúmeros sinais e sintomas subjetivos, como fadiga, irritabilidade, distúrbio do sono, e depressão, que estão associados à redução do desempenho físico. Atletas com essa síndrome também são mais suscetíveis a várias infecções, sobretudo do trato respiratório superior, possivelmente por causa de problemas com o sistema imunológico. Alguns autores recomendam suplementos de glutamina para atletas que estejamem ritmo intenso de treinamento e algumas pesquisas preliminares indicam que a suplementação de glutamina pode reduzir a incidência de infecções do trato superior em atletas.
 
AMINOÁCIDO DE CADEIA RAMIFICADA ( BCAA ) - ISOLEUCINA, VALINA E LEUCINA:
        Apesar de os aminoácidos não serem considerados a principal fonte de energia para a contração muscular, os BCAAs atuam como importantefonte de energia para o músculo esquelético, durante períodos de estresse metabólico. Nessas situações, os BCAAs podem promover a síntese protéica, evitar o catabolismo protéico e servir como substrato para a gliconeogênese. Os BCAAs são catabolizados sobretudo no músculo esquelético, estimulando a produção de glutamina e alanina, entre outras substâncias.  
    Além de estarem relacionados à melhorsíntese protéica, outras pesquisas têm demonstrado que a suplementação com BCAA pode inibir o catabolismo protéico durante e após o exercício.
 
 
 
Patrícia Inácio Martins
Técnica de Nutrição
 
Referência Biblliográfica:
BACURAU, F.R.; NAVARRO, F.; UCHIDA, C.M.; ROSA, C.P.B.F.L. Hipertrofia/Hiperplasia: fisiologia, nutrição e treinamento do crescimento muscular. São Paulo/SP: Phorte,2001.
BACURAU, F.R. Nutrição e suplementação esportiva. São Paulo/SP: Phorte, 2001.
WILLIAMS, H.M. Nutrição para a saúde, condicionamento físico e desempenho esportivo. Barueri/SP: Manole, 2002.
VIEIRA, K.A. Alterações hormonais, imunológicas e fisiológicas durante o estado de overtrainning. Rev. Bras. Nutr. Esportiva, v.1, n.2, p.23-29, mar/abril, 2007.

Artigo

O que é recurso ergogênico?Publicado por Mario Jorge Hilarino - Personal Trainer em 03/12/2009 na categoriaMusculação, Outros treinos, Saúde
Essa semana um aluno me perguntou o que seriam os “recursos ergogênicos”. Quando expliquei ele se espantou e disse que tudo que descobriu sobre o assunto pesquisando na internet foi referente às popularmente conhecidas BOMBAS (farmacológicos, substâncias químicas que aumentam a...
tracking img