O uso indiscriminado da creatina como recurso ergogênico por indivíduos não-atletas no treinamento de força muscular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4033 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.0 Introdução
O consumo de suplementos alimentares vem aumentando ano após ano, principalmente por jovens freqüentadores de academias praticantes de musculação.
Existem inúmeros tipos de suplementos para as mais diversas finalidades, os quais foram feitos primeiramente para melhorar o desempenho de atletas em competições, mas seu comércio lícito em farmácias ou lojas especializadasacabou chegando facilmente ao público e sendo consumido por não-atletas.
Alguns suplementos são prescritos por médicos e nutricionistas (que são os profissionais qualificados para tal tarefa) a indivíduos não-atletas para finalidades patológicas ou complemento dietético. Infelizmente, além dos indivíduos que utilizam suplementos com orientação profissional, há aqueles que utilizam semconhecimento algum dos possíveis efeitos benéficos ou colaterais, e nem a forma correta de utilizá-los.
Entre os muitos tipos de suplementos, a creatina é um dos mais usados. Um dos fatores preocupantes de seu uso indiscriminado, é que seu uso excessivo pode estar relacionado a possíveis efeitos deletérios renais, hepáticos, musculares, fisiológicos entre outros.
Os indivíduos não-atletaspraticantes de musculação usuários de creatina, buscam um resultado mais rápido relacionado a aumento de força e aumento do volume muscular (supostos efeitos da creatina). O uso errôneo desse suplemento por estes indivíduos pode resultar em efeitos colaterais.














2.0 Objetivo
Este trabalho tem como objetivo, estudar, se o consumo indiscriminado de creatina, por indivíduosnão-atletas praticantes de musculação, como suplemento pode acarretar efeitos deletérios no organismo, frisando que não será abordada sua eficácia como recurso ergogênico.





























3.0 Revisão de Literatura
3.1 Recursos Ergogênicos
Recurso ergogênico, é qualquer substância, processo ou procedimento que pode, ou que é percebido como tal,aprimorar o desempenho a partir de uma melhora de força, velocidade, tempo de resposta, ou a endurance (resistência) do atleta. Outra área de interesse em relação aos recursos ergogênicos consiste em acelerar a recuperação. (Foss & Keteyian, 2000).
Segundo Pagnani et al. (2004) A utilização de recursos ergogênicos é conhecida e utilizada pelo ser humano há muito tempo, aproximadamente 3000 a.C. jáeram conhecidos e usados alguns efeitos advindos de plantas e outras substâncias, acreditando-se que podiam aumentar força, velocidade, vigor, agilidade entre outros fatores. Normalmente utilizado entre soldados e atletas, era usado também por outros indivíduos que necessitassem melhorar suas capacidades e habilidades, assim como na América do Sul a coca mascada era usada para aumentar odesempenho, diminuir o cansaço e amenizar a fome nos trabalhos forçados e nas longas jornadas. Com o passar dos tempos foi aprimorado o conhecimento e os métodos a serem utilizadas certas substâncias. Com a ajuda da tecnologia muitos laboratórios dedicaram-se a descoberta de substâncias para os atletas de seus países usarem em competições, esse fato fez com que surgisse o conceito “doping”.Conceitua-se como doping a substância, agente ou método capaz de alterar o desempenho do atleta, a sua saúde e o espírito do jogo, por ocasião de competição desportiva ou fora dela (Pagnani et al., 2004).
Um dos tipos conhecidos de dopagem é o uso de anabolizantes. Mcardle (1996) diz que apesar de ser ilegal o uso de anabolizantes, eles são amplamente utilizado entre atletas e não-atletas,contanto, a nova tendência é de utilizar suplementos alimentares para “ativar” os mecanismos anabólicos do organismo de forma legal.
A partir dos Jogos Olímpicos de Tóquio em 1964 um congresso da UNESCO conjuntamente com o COI iniciou o combate à dopagem, esboçando leis, controles e punições (Pagnani et al., 2004). Esse fato pode ter feito com que aumentassem o número de pesquisas realizadas...
tracking img