Agrarias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4457 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
É chamado de "confinamento" o sistema de criação de bovinos em que lotes de animais são encerrados em piquetes ou currais com área restrita, e onde os alimentos e água necessários são fornecidos em cochos. Assim sendo, o sistema de confinamento pode ser aplicado a todas as categorias do rebanho. 
Contudo, o confinamento  é mais propriamente utilizado para a terminação de bovinos, que é a faseda produção que imediatamente antecede o abate do animal, ou seja, envolve o acabamento da carcaça que será comercializada. A qualidade do produto (bovino) produzido no confinamento é assim dependente das outras fases da produção. 
Bons produtos de confinamento são animais sadios, fortes, com ossatura  robusta, bom desenvolvimento  muscular (quantidade de carne) e gordura suficiente para darsabor à carne e proporcionar boa cobertura da carcaça. A produção de  animais terminados em confinamento pode ser feita por proprietários de rebanhos ou por produtores comerciais. 
Produtores ou confinadores comerciais  são aqueles que recebem animais de proprietários de rebanhos, produzem ou adquirem alimentos, têm instalações e, engordam os animais recebidos de terceiros em sistema de parceria naprodução, aluguel de instalações e vários outros sistemas de contrato. 
O confinamento de bovinos por proprietários de rebanhos ou fazendeiros traz consigo as seguintes vantagens: 
* (aumento da eficiência produtiva do rebanho, por meio da redução na idade de abate e melhor aproveitamento do animal produzido e capital investido nas fases anteriores (cria-recria); 

* ( uso do gado comomercado para alimentos e subprodutos da propriedade; ( uso da forragem excedente de verão e liberação de áreas de pastagens para outras categorias durante o período de confinamento;

* ( uso mais eficiente de mão-de-obra, maquinários e insumos; e ( flexibilidade de produção (se os preços não forem compensadores, pode optar por não confinar). 
No Brasil, o confinamento é, como regra,conduzido durante a época seca do ano, ou seja, durante o período de entressafra da produção  de carne. Os animais são comercializados no pico da entressafra quando então tendem a alcançar melhores preços.
Podem ser alimentados em confinamento bezerros desmamados (recria-engorda), novilhos e novilhas em recria, bois magros, garrotes e vacas boiadeiras (de descarte). A recria-engorda em confinamento podeproduzir um animal jovem e acabado, dito "novilho precoce". Vacas boiadeiras, em boa condição e bom estado sanitário, respondem bem à engorda em confinamento, pois são animais adultos com baixa exigência nutricional relativamente a outras categorias. 
Contudo, é mais freqüente a utilização de novilhos recriados para a engorda em confinamento. O importante é que, após o confinamento, os animaisapresentem condições de abate, uma vez que não é recomendável que animais confinados retornem às pastagens. 
A terminação em confinamento depende de: 
* fonte de animais para terminação; 
* fonte de alimentos; e 
* preços e mercado para o gado confinado. 
A partir disso, podem ser enumeradas como condições básicas para a adoção do sistema de engorda em confinamento, o que segue: -disponibilidade de alimentos em quantidade e proporções adequadas; - disponibilidade de animais com potencial para ganho de peso; e - gerência (planejamento e controle). Qualquer uma dessas condições quando não atendida provocará prejuízos ao produtor. 
Tipos e características
Para a engorda em confinamento devem ser utilizados animais sadios, de bom desenvolvimento e potencial de ganho empeso. O ganho em peso pode se dar por acréscimo de tecido ósseo, massa muscular ou gordura. 
Cada tipo de tecido formado demanda maior ou menor quantidade de determinado nutriente, e cada um dos tecidos tem uma particular taxa de crescimento, assim sendo, a participação de cada tecido no ganho é variável. 
A composição do ganho em peso é influenciada pela idade e peso vivo do animal, pelo sexo,...
tracking img