To social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1911 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Centro de Ciência da Saúde
Graduação de Terapia Ocupacional
Disciplina de Terapia Ocupacional Geral

Terapia Ocupacional na Saúde doTrabalhador

Professora Márcia Cabral


Rio de Janeiro, 2011.Universidade Federal do Rio de Janeiro
Centro de Ciência da Saúde
Graduação de Terapia Ocupacional
Disciplina de Terapia Ocupacional Geral

TerapiaOcupacional na Saúde do Trabalhador

Nome dos integrantes:
Fernanda Siqueira
Júlia Ferrari
Nathália Estebanez
Thaline Furtado
Botar a Introdução:

A publicação da Organização Mundial da Saúde (OMS) que classifica o funcionamento, a saúde e a deficiência do ser humano a nível mundial, põe em causa as idéias tradicionais sobre a saúde e a deficiência. O modelo da CIF substitui o enfoque negativoda deficiência e da incapacidade por uma perspectiva positiva, considerando as atividades de um indivíduo que apresenta alterações de função e/ou estrutura do corpo; pode desempenhar, assim como sua participação social no local de trabalho.

Entre as correntes de influências de atuação do Terapeuta Ocupacional na saúde do trabalhador duas se destacam a Anglo - saxônica e a Franco fônica.Influencia Anglo - saxônica: A terapia ocupacional sob influencia dos países de língua inglesa, como Estados Unidos, Inglaterra e parte do Canadá se dedica a analise, ao diagnostico, a colocação e a recolocação no trabalho sob a perspectiva das habilidades físicas de desempenho ocupacional; por meio da avaliação da capacidade funcional e adaptação do trabalhoàs necessidades do trabalhador em processo de auto-ajuda como tecnologia assistiva.
O terapeuta ocupacional atua diretamente com os trabalhadores que já apresentam alguma disfunção, adoecimento ou sofrimento associado às condições de trabalho. O Objetivo principal da terapia ocupacional oriunda desta corrente é realçar a capacidade de desempenho em tarefas produtivas para manter a si e aoambiente, ao longo de toda a vida, com satisfação pessoal e dos outros, determinando como as exigências de desempenho pessoal e o local de trabalho podem manter a saúde ou causar disfunções ou adoecimentos.
Influencia Franco fônica: A terapia ocupacional franco fônica é originaria da França e são predominantes os programas de saúde e prevenção de acidentes e incapacidades quando são acrescidas asdimensões cognitivas e afetivas que transformam o sofrimento em adoecimento.
O que são doenças ocupacionais? Doença ocupacional é designação de várias doenças que causam alterações na saúde do trabalhador, provocadas por fatores relacionados com o ambiente de trabalho. Elas se dividem em doenças profissionais ou tecnopatias, que são sempre causadas pela atividade laboral, e doenças do trabalho oumesopatias, que podem ou não ser causadas pelo trabalho. Exemplos de doenças ocupacionais e suas causas:
Devido a muitas pressões no trabalho o estresse pode levar a doenças psíquicas ocupacionais.
Doenças de pele como:
Ex 1: O contato freqüente com massa de cimento causou alergia severa, comprometendo os membros superiores e inferiores do trabalhador.
Ex 2: Sarna dos niqueladores severa -...
tracking img