Tratamento de efluentes liquidos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1071 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A APLICAÇÃO DOS LODOS ATIVADOS NOS SISTEMAS DE TRATAMENTO DE EFLUENTES LÍQUIDOS

Giovano Menezes
Profº Maria Benedita da S. Prim
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso de Gestão Ambiental (GAM 2201) – Sistemas de Tratamento de Efluentes Líquidos
02/04/2009

RESUMO
O estudo mostrará sobre os sistemas de tratamento de efluentes sendo: preliminar, primário, secundário eterciária e como ocorre a remoção dos resíduos sejam eles sólidos ou líquidos. Em seguida apresentamos as variantes do processo de lodo ativo.

Palavras-chave: Sistema de Tratamento de Esgotos, efluentes, lodos ativos.

1 INTRODUÇÃO

O presente estudo apresentará alguns aspectos importantes do sistema de tratamento de efluentes líquidos, focando também no tratamento de lodos ativos.Sabe-se que as grandes fontes de esgotos são produzidos pelas cidades, sejam por meio domésticos e indústrias.
A partir deste momento aprenderemos um pouco sobre este sistema.

2 SISTEMAS DE TRAMENTO DE EFLUENTES

Com o aumento da poluição industrial tem feito com que os órgãos de controle ambiental busca-se revisar a legislação para que tivesse mais rigor e limites mais rigorosos quanto aodescarte dos efluentes residências e industriais. Para as industriais essa situação tem feito com que elas buscassem melhorar seus sistemas de tratamento de efluentes aplicando assim novas tecnologias.
Segundo Catia (2008, p47) sabe-se que atualmente tem se buscado realizar o tratamento de efluentes ou esgotos, essas unidades de tratamento são feitas para tratar tanto os esgotos domésticos como osindustriais.
Os sistemas de tratamento efluentes líquidos, englobando um ou mais processos descritos, são classificados conforme a função do tipo de material a ser removido e da eficiência de sua remoção em:
• tratamento preliminar: esse tipo de tratamento tem por finalidade fazer a remoção sólidos grosseiros que estão presentes normalmente em qualquer tipo de água residuária. Estes sãoretirados para um tratamento preliminar. Os materiais retirados são: areia, pedras, peças de máquinas, materiais grosseiros e etc.
• Tratamento primário esse é destinado para fazer o tratamento de águas residuárias de natureza orgânica. Tem a finalidade de remover resíduos finos dos efluentes. Consiste de tanque de flotação, decantadores, fossas sépticas, floculação/decantação. Esse tratamento faz aremoção de sólidos como também “substâncias tóxicas, matéria orgânica, gordura e metais pesados”.
• Tratamento secundário É aplicado para remoção de matéria orgânica que não foi removida no tratamento primário. É realizada através da depuração de águas residuárias por meio de processos biológicos e tem a finalidade de reduzir o teor de matéria orgânica solúvel nos despejos. Consiste de lodosativados e suas variações, filtros biológicos, lagoas aeradas, lagoas de estabilização, digestor anaeróbio de fluxo ascendente e sistemas de disposição no solo.
• Tratamento Terciário É um estágio avançado de tratamento de águas residuárias e visa à remoção de substâncias não eliminadas a níveis desejados nos tratamentos anteriores como nutrientes microrganismos patogênicos, substâncias que causam cornas águas, etc. Consiste de lagoas de maturação, cloração, ozonização, filtros de carvão ativo, precipitação química em alguns casos. Esse tipo de tratamento pode ser divido em dois sistemas o anaeróbio que é adequado para as indústrias e o sistema aeróbios que pode ser aplicados em quase todos os tipos de efluentes.
• Tratamento terciário ou avançado: Esse é usado para melhorar a qualidade dosefluentes tratados; retirando assim a turbidez ou a sua cor residual e da desinfecção do efluente tratado. Para que isso ocorra é necessário a filtração, cloração, ozonização, eletrodiálise, osmose reversa e a troca iônica.

3 SISTEMAS DE LODOS ATIVOS

A constituição do lodo conforme Catia (2008, p47), “é formado por resíduos sólidos provenientes dos tratamentos de efluentes líquidos” O...
tracking img