Recrutamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7931 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
3 - REFERENCIAL TEÓRICO


3.1 Considerações Iniciais


Em cumprimento das exigências do Módulo II, do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), visa levantar referências bibliográficas para esclarecer como é realizado um processo de “Recrutamento e Seleção de Pessoal” em uma organização.

O Recrutamento e Seleção são uma ferramenta essencial para contratação de recursos humanosqualificados para ocuparem vagas em uma organização.

No mercado de trabalho atual fica bem claro, que as organizações querem pessoas que fazem a diferença para o negócio. Para isso realizam um processo rigoroso de recrutamento e seleção, para que contratem profissionais aptos para o desenvolverem com qualidade, habilidade e conhecimento as atividades inerentes ao cargo proposto.

Com o aumento dodesemprego, é comum que as pessoas distribuem currículos em diversas empresas, com isso, há empresas com uma grande quantidade de características pessoais relatadas por cada candidato que almeja uma vaga, mais não significa qualidade garantida para execução das tarefas referentes ao cargo vago.

3.2 - Processo de Recrutamento
O recrutamento é uma ferramenta fundamental na gestão empresarial. Oprocesso de recrutamento consiste detectar pessoas qualificadas no mercado para ocuparem os cargos dentro de uma organização. A captação de pessoas pode ser interna ou externamente ou podendo também ser misto ou on-line.
“Recrutamento é o processo de gerar um conjunto de candidatos para um cargo especifico. Ele deve anunciar a disponibilidade do cargo e atrair candidatosqualificados para disputá-lo. O mercado no qual a organização tentar buscar os candidatos pode ser interno, externo ou uma combinação de ambos.” (CHIAVENATO, 1999, p. 92).
“Recrutamento de pessoal é uma atividade de responsabilidade do sistema de ARH que tem por finalidade a captação de recursos humanos interna e externamente à organização objetivando municiar o subsistema de seleçãodepessoal no seu atendimento aos clientes internos da empresa.”(MARRAS, 2000, p.69).


O recrutamento é feito a partir das necessidades presentes e futuras de recursos humanos da organização. É tem como objetivo imediato atrair candidatos, dentre os quais serão selecionados os mais qualificados que enquadram com que o cargo exige.

Por outro lado, o recrutamento deficiente ou inadequadotraz prejuízo à empresa, entre os quais se destacam:
a-) alto índice de giro de pessoal (“turnover”);
b-) aumento substancial dos custos de recrutamento; e
c-) ambiente de trabalho comprometido com funcionário pouco qualificados para pleno exercício de suas funções. (CARVALHO E NASCIMENTO, 1997, p. 78).Um recrutamento eficiente permite a empresa ter uma garantia que seu RH está pronto para produzir bens e serviços de forma de atender toda as necessidade do mercado.Já um recrutamento deficiente vai ter um aumento nos custos, além da rotatividade de pessoal e comprometer o ambiente de trabalho.

“O início do processo de recrutamento depende de decisão da linha. Em outraspalavras, o órgão de recrutamento não tem autoridade de efetuar qualquer atividade de recrutamento sem a devida tomada de decisão por parte do órgão que possui a vaga a ser preenchida. Como o recrutamento é uma função se staff, suas providências dependem de uma decisão da linha, que é oficializada através de uma espécie de ordem de serviço, geralmente denominada requisição de empregado ou requisição depessoal. Trata-se de um documento que deve ser preenchido e assinado pelo responsável que pretende preencher alguma vaga em seu departamento ou seção. Os detalhes envolvidos no documento dependem do grau de sofisticação existente na área de recursos humanos: quanto maior as sofisticações, menores os detalhes que o responsável pelo órgão emitente deverá preencher no documento.” (CHIAVENATO,...
tracking img