Recrutamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1855 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[ ]
Sumário
Introdução1
Origem de recrutamento de pessoas2
Conceito2
Objetivo de recrutamento de pessoas3
Tipos de recrutamento de pessoas3 - 4
Simulação de recrutamento5 – 6
Conclusão 7
Bibliografia8

INTRODUÇÃO

O trabalho executado está tratando do recrutamento e suas formas, que podem ser de três maneiras, interno, externo e misto, esse é o meio de atrair novos candidatos paraocupar novos cargos dentro de uma empresa. O recrutamento interno é mais rápido, mais seguro, porém menos vantajoso para a empresa, pois os candidatos ao processo de seleção já possuem um currículo na empresa e as experiências que tem estão anexadas ao tempo que lá ficou, já o recrutamento externo é mais demorado, mais perigoso, porém traz novas formas de pensar, novas experiências e um currículobem mais agregado do candidato que vem de fora da empresa, por fim, o recrutamento misto que é a fusão de ambos. Será abordado também nesse determinado trabalho um exemplo de recrutamento para uma empresa fictícia.


ORIGEM DO RECRUTAMENTO DE PESSOAS

O grande avanço das indústrias aconteceu após a revolução industrial, conseqüentemente a necessidade também de um número maior demão de obra. Com a industrialização e com a forma de gerenciamento que ocorreu no início dessa era industrial, não havia a necessidade de mão de obra com muita especialização, porém ao longo dos anos com o desenvolvimento da tecnologia, o aumento de concorrência e a globalização surgem uma necessidade bem maior de mão de obra especializada. Com toda essa evolução a necessidade de um recrutamentobem realizado otimizando recursos e promovendo pessoas ideais para cargos em organizações trazem benefícios às empresas de todos os portes.
O processo de recrutar, ou seja, identificar e encontrar talentos são definitivamente uma atividade muito complexa, pois são realizados procedimentos que visam os interesses das empresas e valorizam o processo com um feedback direcionado ao candidato seno anova prática de muitas empresas que pretendem alcançar o lado humano ao recrutar e aquele que será o seu maior investimento.

CONCEITO

O recrutamento refere-se ao processo que decorre entre a decisão de preencher um cargo vago e o apuramento dos candidatos que preenchem o perfil da função e reúnem condições para ingressar na empresa. Assim o recrutamento torna-se uma das principaisferramentas em que o gestor consegue verificar se um candidato tem ou não o perfil necessário para preencher uma vaga de trabalho na empresa e conseqüentemente consegue sucesso à empresa bem como economia com abstinência e rotatividade de pessoas, além de conseguir maiores resultados com as pessoas mais eficientes e comprometidos com os ideais da organização.
O recrutamento também pode ser definido como oprocesso de gerar um conjunto de candidatos para um cargo específico. Ele deve anunciar a disponibilidade do cargo no mercado e atrair candidatos qualificados para disputá-lo. O mercado no qual a organização tentar buscar os candidatos pode ser interno, externo ou uma combinação de ambos. Em outras palavras, a organização deve buscar candidatos dentro da organização, fora da organização ou emambos.

OBJETIVOS DO RECRUTAMENTO DE PESSOAS

* Determinar as necessidades presentes e futuras de recrutamento em conjunção com o planejamento de RH e a análise do trabalho;
* Aumentar o leque de candidatos qualificados com um custo mínimo para a organização;
* Aumentar a taxa de sucesso do subseqüente processo de seleção reduzindo o número de candidatos sub-qualificados;
*Diminuir a probabilidade dos selecionados virem a deixar a organização, por terem recebido informação suficiente sobre esta;
* Ir ao encontro das responsabilidades legais e sociais da organização;
* Aumentar a eficácia individual e organizacional no curto e longo prazo;
* Avaliar a eficácia das várias técnicas e locais para recrutar todo o tipo de candidatos;
* Atender com...
tracking img