O uso de tecidos nos andes na américa pré-colombiana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2143 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Os tecidos nos sítios arqueológicos nos Andes
Trabalho de conclusão da Disciplina Arqueologia Pré-Colombiana
Professora Dra. Leila Maria França
Outubro de 2012

Adriana Matrangolo

A presente análise é pautada por três publicações, de diferentes autores e datas, com enfoques diferenciados que apresentam o mesmo problema relacionado às dificuldades encontradas nos estudos de artefatostêxteis andinos e os entraves causados pela indisponibilidade de exemplares têxteis encontrados em bom estado de conservação, que possibilitassem aos pesquisadores demonstrar, em toda a sua magnitude, a real qualidade e o significado desse vestígio material nas relações sociais desses povos.
Para MURRA, J. V. “Nas terras altas, a arqueologia nos diz pouco, já que os tecidos não puderam ser preservadosem razão das condições climáticas andinas, fato que, por vezes, nos leva a negligenciar a importância cultural e a qualidade técnica dos tecidos, tão evidente que desde o início foi citada pelas fontes européias.”
Os autores CASTILLO, L.J. e UGAZ. F. informam que “Tumbas como las halladas em Sipán o em San José de Moro nos asombrarían por sus magníficas asociaciones de metal y cerâmicarespectivamente. Lamentablemente, lós textiles no corrieron com la misma suerte y solo nos queda imaginarnos cómo pudieron ser.”
E no trabalho de MALMIERCA, M.O. esta nos expõe a questão da conservação dos tecidos em achados arqueológicos “Los textiles son um material orgânico y están sometidos a la ley del envejecimiento, es decir, pierden su capacidad de resistência y se decomponen para luegodestruirse. Las soluciones a adoptar dependem tanto del carácter, de la dimensión de lós objetos y de la naturaleza de lãs fibras, como de lãs condiciones climáticas. Es por ello que cada caso requiere um tratamiento particular.”
Ao contrário do que acontece com as cerâmicas, as pedrarias, os artefatos feitos em ouro, prata e outros metais, os tecidos andinos encontrados em sítios arqueológicosapresentam diversos empecilhos para a pesquisa acadêmica. As causas dessas dificuldades estão relacionadas à própria fragilidade do material (algodão, lã e outras fibras) e pela sua facilidade de decomposição. A fibra do algodão, por exemplo, se decompõe em aproximadamente três meses, em condições normais de temperatura e umidade. Outro fator que contribui para a deterioração dos tecidos em achadosarqueológicos é a sua proximidade dos corpos em decomposição, haja vista que a quase totalidade dos tecidos encontrados em sítios arqueológicos estão em contextos funerários. Também existem diferenças significativas nos achados arqueológicos de contexto funerário, relacionadas à classe do indivíduo enterrado. Se o contexto funerário é de um indivíduo da classe popular, os tecidos e as vestimentas costumamapresentar-se muito usados, com muitos remendos e geralmente são feitos com fibras mais rústicas. Já os tecidos em contextos funerários da classe dominante apresentam melhor qualidade, havendo inclusive tecidos que nunca foram usados e são dados como oferendas ao indivíduo morto. Na tumba E1, encontrada em 1938 no sítio arqueológico de Pacatnamú no norte do Peru, pelo arqueólogo alemão HeirinchUbbelohde-Doering, citado pelos autores CASTILLO, L.J. e UGAZ. F. exemplica bem essa situação de diferença da classe social relatada pelo arqueólogo em seus estudos na área: “a esta tumba em uno de los más singulares contextos arqueológicos jamás excavados es su calidad de preservación associada al alto estatus de sus ocupantes. Nunca antes, y desde entonces nunca más, se tuvo la oportunidad derecuperar com um registro arqueológico adequado contextos funerários Mochica de elité com uma preservacion semejante.”...
Mesmo com todas essas dificuldades, os arqueólogos que se dedicaram e se dedicam à pesquisa de tecidos em achados arqueológicos nos Andes têm conseguido resgatar inúmeras informações dos povos que tiveram no tecido uma das mais importantes representações de sua cultura...
tracking img