Pre colombiano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (951 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Povos Pré-colombianos
Assim são chamados os povos que já viviam na América antes mesmo da chegada de Cristóvão Colombo, em 1492. Entre as principais civilizações pré-colombianas encontram-se osASTECAS, os INCAS e os MAIAS.

“A terra queimará e haverá grandes círculos brancos no céu. A amargura surgirá e a abundância desaparecerá. A terra queimará e a guerra de opressão queimará. A épocamergulhará em graves trabalhos. De qualquer modo, isso será visto. Será o tempo da dor das lágrimas e da miséria. É o que está para vir”
(Livro de Chilam Balam de Chumayel, trad. de B. Peret, p.125.Disponível em http://www.casadehistoria.com.br/cont_07_02.htm ).
Este relato que você acabou de ler é atribuído à Civilização Maia. Trata-se de uma profecia que previa a chegada dos europeus na América.Quando Cristóvão Colombo chegou às terras americanas ele não tinha consciência de que havia chegado a um novo continente, aliás, somente na sua quarta e última viagem ao novo mundo foi que ele teveconhecimento deste fato através do navegador italiano da cidade de Florença, Américo Vespúcio, que em 1497 ou 1499, chegou ao sul da América. O nome América, por sinal, é uma homenagem a este navegadore foi publicado pela primeira vez em um mapa de 1507.
Para os europeus do século XV, era improvável a existência de povos no novo continente, tão pouco povos civilizados e altamente desenvolvidos.A verdade é que em 1492, povos no México, na região central da América e na Cordilheira dos Andes estavam vivendo um estágio de expansão e riqueza.
Riqueza: força motriz das viagens européias.Riqueza: motivo que ocasionou a exterminação destes fascinantes povos e culturas.
Os espanhóis estavam interessados em conquistar os metais preciosos daquelas civilizações e, para isso, explorou o trabalhoe o conhecimento dos próprios nativos, até então donos de tudo. Isso quando não dizimavam os que resistiam às suas vontades.
Infelizmente, não apenas vidas foram perdidas nestes conflitos. Pouco...
tracking img