Recrutamento pessoal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1775 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL

Pedro Henrique Pereira Lima

RESUMO
Todo o processo de seleção absorve vários componentes para obter profissionais qualificados no mercado, para isso utilizamos os recursos humanos que engloba à análise de mercado, análise de cargo, recrutamento (interno e externo), e entrevistas para obter informações dos candidatos ou observando as reações do candidatono cotidiano de trabalho.

INTRODUÇÃO
Segundo Chiavenato (2002), recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa a atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização.
Pessoas e organizações convivem em um interminável processo dialético. As pessoas e as organizações estão engajadas em um contínuo e interativo processo de atrair unsaos outros. Da mesma forma como os indivíduos atraem e selecionam as organizações, informando-se e formando opiniões a respeito delas, as organizações procuram atrair indivíduos e obter informações a respeito deles para decidir sobre o interesse de admiti-los ou não. Do ponto de vista da organização, o processo de atração e escolha não é simples.
Segundo Marras (2000), todo processo derecrutamento de pessoal tem início a partir de uma necessidade interna da organização, no que tange à contratação de novos profissionais.
Recrutamento pode ser tanto externo, quanto interno. O recrutamento externo busca profissionais com ideias inovadoras e atualizadas, para todas às vezes mais inovar o conceito de trabalho. No recrutamento interno, abre possibilidades de crescimento dentro da própriaempresa, para facilitar esse processo ocorrem promoções onde os empregados estão sujeitos a aumento de cargo, e transferências de setores ou até mesmo de cidades.
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Segundo Chiavenato (2004), o recrutamento envolve um processo que varia conforme a organização.
Todo o processo de recrutamento pessoal tem início a partir de uma necessidade interna da organização, segundo Marras(2000).
Muitas organizações obtêm a RP (recrutamento de pessoal), um campo onde registra as informações mais importantes exigidas pelo cargo, mas algumas organizações não contêm a RP, pois utilizam um subsistema de ‘Descrição de Cargos’.
Fluxograma de RP (recrutamento de pessoal).
Aprovação chefe superior (Diretoria)
Análise / Aprovação ARH
Aprovação Chefe Imediato
Emissão da RP pelosetor riquisitante

Início do processo

Fonte: Administração de Recursos Humanos, 9° Ed., MARRAS, Jean Pierre.
Dentro do processo de recrutamento há o recrutamento interno e o recrutamento externo, onde podemos entender melhor como é realizado o recrutamento interno e o externo.
O recrutamento é interno, quando há uma determinada vaga, a organização procurapreenchê-la através do remanejamento de seus empregados, que podem ser promovidos (movimentação vertical) ou transferidos (movimentação horizontal) ou transferidos com promoção (movimentação diagonal). Assim o recrutamento interno pode envolver:
* Transferências de pessoal;
* Promoção de pessoal;
* Transferências com promoções de pessoal;
* Programas de desenvolvimento de pessoal; e
*Planos de encarreiramento de pessoal.
Como todo processo de recrutamento tem suas vantagens e suas desvantagens, e no processo interno não deixa de ter. Umas de suas vantagens são:
* É mais econômico, corta gastos com anúncios em jornais, custos de atendimento de candidatos, custos de admissão, custo de admissão, custos de integração do novo empregado, etc.
* É mais rápido, evita asdemoras do recrutamento externo, a espera dos candidatos, a possibilidades de que o candidato escolhido tenha de trabalhar durante o aviso prévio em seu atual emprego, a demora do próprio processo de admissão, etc.
* Aproveita os investimentos da empresa em treinamento do pessoal, que, muitas vezes, tem o seu retorno quando o empregado passa a ocupar cargos mais elevados e complexos.
Contudo,...
tracking img