Autonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (474 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Autonomia significa ser governado por si próprio;
Heteronomia significa ser governado por outrem.

Autonomia Moral é quando deixamos de fazer algo errado não porque achamos que a pessoa irádescobrir, mas pelo fato de saber que aquilo não é certo.
Os bebês nascem desprotegidos e heterônomos, e à medida que crescem, tornam-se aptos a governar-se e se tornar mais autônomos.

Os adultosreforçam a heteronomia da criança com recompensas e castigos.
A punição acarreta três tipos de conseqüências:
1- Calculo de Riscos -> A criança que for punida repetira o mesmo ato, só que da próxima veztentará evitar de ser descoberta;
2- Conformidade Cega -> As punições tornam as crianças conformistas, pois lhe garantem segurança e respeitabilidade. Sendo conformistas não precisam mais tomardecisões, apenas obedecer;
3- Revolta -> As crianças se cansam de obedecer, começam a viver por si próprias e acabam se envolvendo em comportamentos de delinqüência. Existe diferença entre autonomia erevolta.

A essência da autonomia é que as crianças tornem-se aptas a tomar suas próprias decisões encorajando-as a construir seus próprios valores morais, agindo da melhor forma para todos.

Sançõespor reciprocidade

Traz o efeito de motivar a criança a construir por si mesma, regras de conduta através da coordenação de pontos de vista.
Exemplos:

1- Exclusão temporária ou permanente dogrupo -> Dar a criança a possibilidade de tomar uma decisão quanto continuar no grupo e ter consideração com as outras pessoas ou se afastar do grupo e agir como tem vontade. E dar a criança apossibilidade de decidir quando ela poderá se comportar bem o suficiente para voltar ao grupo e não estabelecer um tempo para isso.

2- Conseqüência direta e material do ato -> Ao invés de punir, mostrar paraa criança que quando ela mente, por exemplo, não poderemos mais confiar nela;

3- Privar a criança da coisa que ela usou mal -> Priva-la de determinado ato até que ela se comporte adequadamente....
tracking img