Reciclagem industrial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4989 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O mundo, como sabemos, está passando por grandes mudanças climáticas. Muitas dessas mudanças são originadas por atitudes humanas. Sem perceber estamos destruindo nosso planeta a cada dia. Porém algumas atitudes podem ser tomadas, já que a situação ainda é reversível. Um ponto a ser tocado nesse trabalho será a reutilização ou tratamento de resíduos gerados por indústria, que sãomuitas vezes, tóxicos.
Como veremos ao longo do trabalho, as indústrias são as principais produtoras de lixo do mundo. Nenhuma outra instituição produz tamanha quantidade de lixo quanto às fábricas. Por isso, muitas atitudes em relação ao ambiente devem partir delas.
Os resíduos tóxicos produzidos pelas indústrias são, em grande parte, depositados nos rios, mares e solos. Isso prejudica todo ociclo de vida na região em questão. Muitos desses resíduos não são biodegradáveis, ou seja, não se decompõem na natureza, causando um acúmulo cada vez maior de poluição tóxica. Essa poluição acaba contaminando também os animais que ingerem alimentos provenientes do solo contaminado.
A reciclagem ou tratamento do lixo industrial é muito caro hoje em dia. Não há qualquer incentivo ou fiscalizaçãodas leis a respeito disso. Por isso, muitas indústrias deixam de fazê-lo. Assim elas podem reduzir seus custos e consequentemente aumentar seus lucros.

CAPITULO I
O destino do lixo

O que é reciclagem industrial

A reciclagem industrial consiste na reutilização de resíduos provenientes de atividades industriais como sobras de carvão mineral, refugos da indústria metalúrgica, lixo químico, egases lançados pelas chaminés das indústrias, ou seja, consiste na transformação de materiais, previamente separados, de forma a possibilitar a sua recuperação.
O lixo doméstico representa apenas uma pequena parcela de todo lixo produzido. A indústria é responsável pela produção de uma grande parcela do lixo no mundo.
Muitas empresas tem sua própria política de reciclagem, como por exemplo, a“Faber-Castell”. Em suas indústrias, os plásticos são triturados, corretamente acondicionados e encaminhados para uma fábrica onde são incinerados para a produção de cimento. As cinzas resultantes do processo são incorporadas ao cimento.
  Os demais materiais também são acondicionados e reaproveitados na produção de cimento. O transporte de todo do material que é reciclado, é feito de acordo com osprocedimentos recomendados e com a autorização da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).
Uma grande parte do lixo industrial não pode ser reutilizada, por serem muitas vezes, tóxicos. Neste caso, o lixo deve ser tratado para que, ao ser lançado na natureza, cause menos danos possíveis ao meio ambiente.
O gerenciamento do resíduo industrial consiste nas seguintes etapas:acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte, tratamento e disposição final. A diminuição dos resíduos da empresa é realizada sob três aspectos: redução na fonte de geração, reciclagem e tratamento da parcela não passível de reaproveitamento, visando a redução dos volumes de resíduos gerados.
Resíduos como plástico podem ser reciclados de três formas distintas dependendo do objetivo a ser atingido.Essas formas são reciclagem mecânica, química e energética.
A reciclagem mecânica consiste na combinação de um ou mais processos operacionais para o reaproveitamento do material descartado, transformando-o em grânulos para a fabricação de outros produtos. Se os produtos originados possuem qualidade e características equivalentes aos produtos originais e tem, portanto, sua origem na própriaindústria, a reciclagem é classificada como primária. Caso contrário, a reciclagem é classificada como secundária, e se aplica geralmente a resíduos pós-consumo.
Em 2010, no Brasil, havia aproximadamente 738 instalações industriais de reciclagem de resíduos plásticos, atingindo uma quantidade de aproximadamente 953.000 ton de material reciclado. Entre os polímeros mais reciclados, encontram-se o...
tracking img