Reciclagem industrial - isopor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 54 (13467 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO


“Desenvolvimento sustentável é aquele desenvolvimento que atende às demandas da geração presente, sem comprometer as oportunidades de gerações futuras”
United Nations, 1987

Desde os primórdios, quando os homens surgiram no planeta há milhões de anos, eles vêm transformando a natureza. No início, essa transformação causava pouco ou pouquíssimo impacto sobre o meio ambiente,pois havia tempo necessário para que a própria natureza se recuperasse. Com o passar do tempo e com a evolução do homem, os impactos sobre a natureza e seu ecossistema passaram a aumentar gradativamente.
Com o surgimento das primeiras cidades e das metrópoles, a população mundial passou a crescer em um ritmo acelerado e os impactos sobre a natureza cresceram juntos. Paralelamente ao fato doaumento demográfico, ocorreram outros avanços na sociedade, como novas necessidades de consumo, o surgimento de novas tecnologias e produtos e o aumento na velocidade de processamento e transformação da natureza (industrialização).
A ação predatória ao meio ambiente pode realizar-se através da destruição dos elementos que o compõem, como a derrubada de matas, ou através da contaminação porsubstâncias que lhe alterem a qualidade, impedindo o seu uso normal, como acontece com a poluição do ar, das águas, do solo e da paisagem.
Apesar da capacidade de regeneração e recuperação dos ecossistemas contra eventuais impactos esporádicos, descontínuos ou localizados, muitas das vezes provocados pela própria natureza, a agressão causada pelo homem é contínua, e não vem dando chance e nem tempo para aregeneração do meio ambiente.
A crescente intensidade de desastres ecológicos e suas conseqüências despertou a consciência ambientalista. Esta vem se generalizando em toda a sociedade, chamando a atenção das autoridades para o problema da degradação e destruição do meio ambiente.
Neste contexto, o homem coloca em risco a sua própria sobrevivência, como resultado dos profundos desequilíbriosprovocados pela sua contínua interferência na natureza. O impacto que o homem causa à natureza traz uma revisão de pensamentos, onde o homem também é parte integrante do meio em que vive; ele é um componente da frágil cadeia que sustenta a vida e o planeta. Assim sendo, o homem para sua sobrevivência, continua precisando da natureza e do meio em que vive, cuja preservação, recuperação e revitalizaçãotornaram-se uma obrigatoriedade para garantir boas condições de sobrevivência, saúde e de segurança para as pessoas.
Daí surge a necessidade premente de se rediscutir o modelo de desenvolvimento, os padrões de consumo, a desigual distribuição da riqueza e o padrão tecnológico existentes no mundo atual. Surge a necessidade de se criar um modelo de desenvolvimento sustentável que diminua o impactodas ações do homem na natureza e que preserve o meio ambiente para as futuras gerações.
Um meio de se obter o desenvolvimento sustentável entre outros é recolher da natureza aquilo que não pertence a ela ou que a prejudique através da coleta e reciclagem de lixo, diminuindo assim o impacto desses resíduos na natureza e no meio ambiente. A coleta e reciclagem de lixo apresentam uma série devantagens, dentre as quais o retardamento da exaustão dos materiais; o prolongamento da vida útil dos aterros de lixo; a redução dos impactos ambientais locais e globais; além de contribuir para reduzir a poluição ambiental, diminuir os custos de produção e criar novas oportunidades de negócio para empresas de diversos segmentos, gerando assim emprego e renda; além de outros benefícios.
A partir dasegunda metade do século passado, surgiu uma espécie de movimentos globais debatendo a “questão ambiental” e sua interferência na economia dos países e na vida do cidadão. Como conseqüência desse debate global iniciou-se diversas ações voltadas para a sustentabilidade nos planos global, regional e local.
As empresas dentro desta nova configuração, responderam a essas pressões com práticas...
tracking img