Isopor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3645 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
• Introdução
• Objetivo geral
• Objetivos específicos
• Justificativa
• Revisão de Literatura
• Metodologia

Tema: Metodologias e Técnicas de Minimização, Reciclagem e Reutilização do Isopor na cidade de Divinópolis - MG.

Introdução
  Alocalização geográfica de Divinópolis é cerca de 250.000 habitantes, está situada no centro-oeste do estado de Minas Gerais, a 20º8'21'' de latitude sul e 44º53'17'' de longitude oeste, a 106 km a sudoeste de Belo Horizonte, 78 km de Formiga e 239 de Passos, 465 do Rio de Janeiro, 630 de Vitória, ES, e 689 km de São Paulo, a uma altitude de 712 metros acima do mar. O Município limita-se ao norte comNova Serrana e Perdigão; ao sul com Cláudio; a leste com São Gonçalo do Pará e Carmo do Cajuru; a oeste com São Sebastião do Oeste e Santo Antônio do Monte. Divinópolis é sede da Administração Regional do Alto São Francisco e da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Itapecerica. Indústria de bebida, confecção, laticínios, siderurgia e tecidos, pecuária. O município de Divinópolis geradiariamente em média 180 toneladas de resíduos sólidos urbanos.
A situação de coleta e descarte dos resíduos sólidos urbanos de Divinópolis é de responsabilidade do Município, no entanto encontra-se atualmente terceirizada à Empresa Via Solo – responsável pela coleta do lixo gerado e pela operação de recobrimento e manutenção do lixão, onde foram executadas obras nessa área, visando a adequá-laem aterro controlado. Divinópolis proporciona; diminuir os gastos com a limpeza urbana; diminuir o desperdício; gerando renda pela comercialização de recicláveis; contribui para a melhoria da qualidade de vida; gerando emprego para a população mais carente (catadores). Com o aumento dos produtos descartáveis, aliado ao aumento da miséria, parece ter resultado na multiplicação desses trabalhadores,que hoje coletam materiais de diversas naturezas.
A cidade exerce um grande papel para o desperdício do isopor. Pensando o uso de múltiplas ações que visam melhorar a qualidade de vida, orientando a comunidade a fazer uso dos 3 Rs. O projeto espera-se minimizar os impactos ambientais causados pelo isopor na cidade de Divinópolis-MG. Com a implantação do projeto objetivamos a redução,reutilização e reciclagem. A forma como nos relacionamos com o meio ambiente á nossa volta está diretamente ligada á qualidade de vida que nós temos. Analisando a região, podemos perceber que o centro da cidade a uma grande quantidade de descarte do material. Com isso a comunidade pouco percebe os valores á sua volta, ignorando questões relevantes para o ambiente, são atitudes simples e urgentes emdireção a sustentabilidade.
O isopor – poliestireno expandido é um plástico celular e rígido que pode apresentar numa variedade de formas e aplicações. É uma espuma formada a partir de derivados de petróleo e apresenta-se como espuma moldada, constituída por um aglomerado de grânulos. Quimicamente, o isopor consiste de dois elementos, o carbono e o hidrogênio. Os isopores não contem qualquer produtotóxico ou perigoso para o ambiente e camada de ozônio (está isento de CFCs ). O gás contido nas células é o ar. Por se tratar de um plástico e ser muito leve, o processo de fabricação consome pouca energia e provoca pouquíssimos resíduos sólidos ou líquidos. O gás expansor incorporado na matéria prima (poliestireno expansível) é o pentano.
É fato que em nossa sociedade vários tipos de resíduossólidos são produzidos diariamente, também se sabe que na maioria dos casos os meios de descartes são totalmente desconhecidos ou ignorados pelo comércio e indústria.
A importância do nosso projeto é conscientizar de maneira correta o descarte do isopor, e a reutilização do mesmo, na cidade de Divinópolis MG, especificamente no comércio onde existe maior descarte do resíduo. Esperamos com esse...
tracking img