Materiais alternativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6886 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CTC – CENTRO TECNOLÓGICO DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA & URBANISMO ARQ 5661 – TECNOLOGIA DA EDIFICAÇÃO I PROFESSOR ANDERSON CLARO

A UTILIZAÇÃO DE RECICLÁVEIS NA ARQUITETURA

ACADÊMICOS: ANDRÉA RIBAS PAULA FÁBRIS CASAGRANDE PAULA FARACO MENEGHEL ROBERTO MARTINS

FLORIANÓPOLIS, 04 DE DEZEMBRO DE 2008

Garrafas PET
O Produto
Formado pela reaçãoentre o ácidotereftálico e o etileno glicol, a Politereftalato de etila, ou PET - um polímero, foi desenvolvida por dois químicos britânicos em 1941. Possui propridades termoplásticas, isto é, pode ser reprocessado diversas vezes pelo mesmo ou por outro processo de transformação. Quando aquecidos a temperaturas adequadas, esses plásticos amolecem, fundem e podem ser novamente moldados. Utiliza-seprincipalmente na forma de fibras para tecelagem e de embalagens para bebidas, mostrando-se resistente e eficaz. No começo dos anos oitenta iniciou-se a reciclagem do produto, que resultou em aplicações importantes,a favor de uma alternativa, inclusive, de preservar o meio ambiente.

A Reciclagem
Dentre as vantagens da reciclagem podemos citar a redução considerável do volume de lixo nosaterros, facilitando a degradação dos produtos orgânicos, geração alternativa de renda e emprego,economia de energia na produção e da quantidade do produto,redução do preço de venda, favorecendo o mercado consumidor.Ainda na reciclagem específica da PET, podemos citar , a economia de petróleo (os polímeros são derivados de petróleo) , é altamente combustível e os gases produzidos durante o processo dereciclagem podem ser usados na indústria química, além de que sua degradação é muito difícil levando mais de quinhentos anos para decomposição completa da politereftalano de etila. A seleção e pré-processamento do produto é muito importante para a garantia da qualidade do reciclado. A separação pode seguir processos manuais ou mecânicos, como sensores ópticos.No pré-processamento, após aprensagem, é preciso retirar os contaminantes(adesivos plásticos) - separando-os por diferença de densidade em fluxo de água(levigação), ou ar - o rótulo, os resíduos de refrigerantes e demais detritos, por meio de processos de lavagem.

A PET pode ser recilcada pelo processo de termoreação, aonde a determinada temperatura, o polímero fica líquido, podendo então ser moldado, extrusado ou comprimido emoutra forma.

A utilização na Arquitetura
Tijolo PET No Departamento de Engenharia Química, no Centro Tecnológico da UFPA – Universidade federal do Pará, o recém-graduado Neílton da Silva Tapajós, desenvolveu sua tese de graduação em cima de mais uma nova função para as garrafas plásticas: a fabricação de tijolos para a construção civil. O tijolo origina-se da combinação individual do PET comgesso, cimento, resina cristal e caroço moído de açaí. O melhor resultado para o objetivo proposto, foi alcançado na combinação com o cimento. Neste caso especificamente não se trata da utilização do reciclado, mas do produto integralmente. Embutindo três garrafas, ele montou um monobloco plástico que foi envolvido por uma camada de um centímetro e meio de cimento, dentro de uma forma de madeira.Doze horas depois, o cimento estava curado, revelando um tijolo de paredes lisas, com saliências e reentrâncias nas laterais para encaixe de outros tijolos. O tijolo pré-moldado ficou mais resistente com o monobloco em seu interior. Além disso, ao ocupar o lugar do cimento, as garrafas reduzem substancialmente a quantidade de insumo e os custos na construção civil. Ele se enquadra como bloco devedação, segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas, pois consegue suportar a própria carga, deve ser aplicado em paredes. Não pode ser utilizado em pilares e vigas, pois não é considerado estruturalmente seguro. Como os tijolos foram projetados com saliências e reentrâncias para se encaixarem, a montagem da parede dispensaria cimento na liga entre eles. O resultado seria uma parede lisa que...
tracking img