Metodos de acesso para data mining e imagens

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2726 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Métodos de indexação e recuperação para desenvolvimento Data Ming baseados em Imagens Médicas.
Leyrilane de Souza1, Dácio Pantoja2
1Instituto Ciências Exatas e Naturais– Universidade Federal do Pará (UFPA)
Belém – PA – Brasil
leyrilane@yahoo.com.br, daciopantoja@yahoo.com.br.

Abstract: This paper is base on the description of method indexing and recover of medical image for possiblesolution of data mining, capable of to filter image with similarity, with techniques extract of characteristic is possible to complete vetor of index what represent of follow characteristic extract, therefore it’s neat estruct of data, meet with tree, the implementation this techniques would mining of data for creation of standards, of way what health professional to emit diagnosis to based onthe image what to represent similar characteristics. To know this techniques is possible to develop data mining for medical image.

Resumo. Este trabalho é baseado na descrição dos métodos de indexação e recuperação de imagens médicas para uma possível solução de data mining, capaz de filtrar imagens de caráter semelhantes, com técnicas de extração das características é possível preencher umvetor com índices que representam as características extraídas, assim eles são arrumados em estrutura de dados, conhecidas como árvores, a implantação dessa técnica permiti minerar os dados para criação de padrões, de modo que seja possível ao profissional de saúde emitir diagnóstico baseado em imagens que representam características semelhantes. Conhecendo essas técnicas é possível vislumbrar odesenvolvimento de Data mining para mineração dessas imagens.

1-Introdução

Esse artigo discute analise teórico-metodológico o processo de armazenamento de imagens médicas em bases de dados para subsidiar o processo de mineração de dados, para formação de padrões baseados na similaridade.
Essa similaridade é fundamental para auxiliar os diagnósticos por imagens, nesse sentido foramdesenvolvidos sistemas gerenciadores de imagens médicas, o qual são armazenados imagens capturas dos aparelhos utilizados no processo de exames, como por exemplo, de imagens de raio x,mamografias. Essas imagens têm extensão de arquivo diferenciada, DICOM, formato padrão de imagens médica, com tag que contém informações das imagens armazenadas.

O processo de manipulação dessas imagens é baseado emindexação e recuperação por meio de métodos de acesso, estruturas de dados constituídas de vetores que armazenam as características coletadas das imagens.
O processo computacional de captação dessas características consiste, no ordenamento dos dados em vetores que são armazenados nos sistemas gerenciadores de banco de dados, nessa perspectiva trabalha-se com algoritmos específicos para processamento deimagens.
O processo de mineração seleciona coleção de dados, que são submetidos a inúmeros refinamentos e assim resulta nos padrões, para extração de conhecimento. Assim a pesquisa por uma imagem de lesão no exame de raio x do crânio, pode retornar todas as lesões similares existentes na base de dados.

2- Recuperações de características associada à imagem

O processamento de imagens médicasrequer gasto computacional elevado, devido à composição complexa das imagens. Por esse motivo há muitos estudos acadêmicos no sentido de agilizar a recuperação e indexação das imagens.
Uma experiência de relevante, foi o estudo com armazenamento de imagens médicas do grupo de pesquisa GBDI da USP, por meio do desenvolvimento do SRIS-HC- Sistema de Recuperação de Imagens Similares, para recuperaçãode imagens baseado em conteúdo, no Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP.
Para o processo de mineração de dados as imagens médicas devem está armazenadas em banco de dados capaz de tratá-las com mecanismo de imagens multidimensionais com formato DICOM(Digital Imaging and Communications in Medicine), por esse motivo o projeto GBDI utilizou banco de dados...
tracking img