Quem mexeu no meu queijo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1410 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
QUEM MEXEU NO MEU QUEIJO? – Spencer Johnson, M.D. Tradução de Maria Clara de Biase – Rio de Janeiro, Editora Record, 2000 -Internet – 37 pág.

Cap. 1 – A História por Trás da História:
1)Que acontecem com os “Melhores planos de ratos de homens? (pág.8)
R.Costumam dar errado. (Robert Burns – 1759-1796)

2)Que representa o “Queijo” na vida real? (pág. 9)
R.É uma metáfora para o que queremoster na vida: seja um emprego, um relacionamento, dinheiro, uma casa grande, liberdade, saúde, reconhecimento, paz espiritual ou até mesmo uma atividade como corrida ou golfe.

3)Que representa o “Labirinto” da história na vida real? (pág. 9)
R.Representa onde você gasta tempo procurando o que quer. Pode ser a organização em que trabalha, a sociedade em que vive ou os relacionamentos que tem emsua vida.

4)Que tem feito o conhecimento da história? (pág. 9)
R.Tem salvado carreiras, casamentos e até vidas.

5)Qual a condição indispensável para a sobrevivência de pessoas e organizações na economia global de hoje? (pág. 10)
R.Adaptabilidade às mudanças. Quem consegue se adaptar é recompensado.

6)Que fazem os gerentes bem sucedidos? (pág.10)
R.Tentam criar ambientes que ajudem aspessoas a mudar e apreciar as mudanças. Quando a velocidade da mudança aumenta, mais do que nunca todos nós precisamos nos adaptar.

7)Quais são as 3 partes do livro? (pág. 10)
R.1)Uma reunião de antigos colegas de turma que falam sobre a tentativa de lidar com as mudanças que estão ocorrendo em suas vidas.
2)A história de quem mexeu no meu queijo.
3)Um debate em que várias pessoas discutem oque tiraram da história e como planejam usa-lo em suas vidas.

8)Que acontece em geral com as pessoas nas mudanças? (pág. 12)
R.Tem medo de mudar, não sabem o que fazer, podem não fazer nada diferente e perder negócios.

9)Que aconteceu na empresa de Michael(o contador da história)?(pág. 12)
R.Quando havia uma grande mudança todos tinham medo, não sabiam o que fazer e quase perdiam o negócioaté que ouviu a história que mudou tudo. A história o fez ver as mudanças de modo diferente, depois que a ouviu as coisas melhoram rapidamente para ele no trabalho e na vida. Contou a história para algumas pessoas na empresa e elas contaram para outras e logo o negócio começou a melhorar, porque todos se adaptavam melhor às mudanças. Muitas pessoas disseram que essa história as ajudou em suasvidas pessoais.

Cap. 2 - A História:
10)Como começa a história? (pág.13)
R.Há muito tempo, em um país muito distante, quando as coisas eram diferentes, havia 4 pequenos personagens que corriam através de um labirinto à procura de queijo para alimenta-los e fazê-los felizes. Dois eram ratos: Sniff e Scurry e dois duendes Hem e Haw.

11)Que havia no Labirinto? (pág.13)
R.Emaranhado decorredores e divisões, alguma contendo um queijo delicioso, mas também cantos escuros e becos sem saída, um lugar fácil para se perder. Para os que encontravam seu caminho, o labirinto tinha segredos que lhes permitiam ter uma vida melhor.

12)Qual a diferença entre os métodos usados por Sniff e Scurry (os ratos) e por Hem e Haw (os duendes)? (pág. 13)
R.Os ratos , usavam um método simples, porémineficiente ??, corriam por um corredor e , se o encontrassem vazio, viravam-se e corriam por outro. Se perdiam e se chocavam com as paredes com freqüência.
Os duendes confiavam em sua capacidade de pensar e aprender com suas experiências, embora às vezes ficassem confusos com suas crenças e emoções.

13)Que acontecia com os personagens todas as manhãs no Posto C? (pág.14)
R.Sniff e Scurry tiravamos tênis, amarravam o cadarço de um dos pés no do outro e os penduravam nos pescoços – para se possível calçá-los rapidamente sempre que necessário, então comiam o queijo.
Hem e Haw chegavam mais tarde se instalavam sem a menor cerimônia. Penduravam as roupas de correr e tiravam os tênis, porque achavam que não precisariam deles de novo, agora que haviam encontrado o Queijo. Sentiam-se felizes...
tracking img