Pib e pnb

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3775 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PIB e PNB



1. INTRODUÇÃO


Durante os últimos 50 anos, a política macroeconômica adotada pela maior parte dos governos e instituições monetárias do mundo, alicerçou-se nas informações quantitativas sobre a economia fornecidas pelos Sistemas de Contas Nacionais – SCN. Estes sistemas de contabilidade fundamentam-se no modelo macroeconômico desenvolvido por John Maynard Keynes em 1936, emresposta à depressão dos anos 30 e à necessidade de se conseguir dados confiáveis sobre a atividade econômica das nações européias, durante a II Guerra Mundial. A escola keynesiana delineou os principais agregados quantitativos – consumo, poupança e investimento – refletindo a preocupação dos economistas, nessa época, com o desemprego persistente nas economias industriais e com as finançaspúblicas, e mostrando exíguo interesse em relação à escassez de recursos naturais e seu papel produtivo na economia.


O Produto Interno Bruto – PIB, o Produto Nacional Bruto – PNB, e o Produto Interno Líquido – PIL, são as principais medidas de renda dos SCN. Estas medidas são usadas por economistas, políticos e planejadores, para indicar o nível de atividade econômica das nações, suasvariações ano a ano, o tamanho das poupanças e investimentos, desempenhos comparativos, orientar políticas de gerenciamento econômico e planejar estratégias de desenvolvimento. A relevância desses indicadores macroeconômicos é mundialmente reconhecida. Contudo, nos últimos anos, estes indicadores têm sido alvo de críticas profundas que destacam suas falhas e deficiências, principalmente pelo fato deignorarem a contribuição dos recursos naturais (riqueza) no processo produtivo.



2. O Produto Interno Bruto – PIB: Definições

Definição 1 - O Produto Interno Bruto (PIB) representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos em uma determinada região (país, estado, cidade), durante um período determinado (mês, trimestre, ano). O PIB é um dos indicadores maisutilizados na macroeconomia com o objetivo de mensurar a atividade econômica de uma região.
Definição 2 - Principal indicador da atividade econômica, o PIB - Produto Interno Bruto - exprime o valor da produção realizada dentro das fronteiras geográficas de um país, num determinado período, independentemente da nacionalidade das unidades produtoras. Em outras palavras, o PIB sintetiza o resultadofinal da atividade produtiva, expressando monetariamente a produção, sem duplicações, de todos os produtores residentes nos limites da nação avaliada. A soma dos valores é feita com base nos preços finais de mercado. A produção da economia informal não é computada no cálculo do PIB nacional.
Definição 3– é um importante agregado macroeconômico, cuja medida representa a produção de todas asunidades produtoras da economia (empresas públicas e empresas privadas produtoras de bens e serviços e prestadoras de serviços, trabalhadores autônomos, governo, etc.), num dado período (ano, trimestre) a preços de mercado.
IMPORTANTE - A definição de PIB – representação de toda a produção de uma economia em um determinado período de tempo – EXCLUI do cálculo do produto agregado pelo menos osseguintes aspectos da atividade econômica:
- atividades econômicas não declaradas (ilegais ou objetivando sonegar impostos);
- produção de bens e serviços sem valor de mercado. Exemplo: serviços domésticos não remunerados;
- transações de compra e venda envolvendo a transferência de bens produzidos em períodos anteriores. Exemplo: carros usados; casas ou apartamentos usados);
- exaustão de recursosnaturais não-renováveis (recursos hídricos, ar, petróleo, carvão, minérios, florestas, faunas). Desde o começo da industrialização, no século XVIII, a população mundial cresceu 8 vezes, consumindo mais e mais recursos naturais; somente a produção, baseada na exploração da natureza, cresceu mais de cem vezes. O agravamento deste quadro com a mundialização do acelerado processo produtivo faz...
tracking img